• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Rio Guaíba registra a maior cheia da história após temporais em Porto Alegre (RS)

Enchente nos arredores do Estádio Beira Rio, em Porto Alegre. Foto: Miguel Noronha/Enquadrar

Na noite da última sexta-feira (3), o Guaíba atingiu o maior nível de sua história, registrando 4,77 metros em medição realizada no Gasômetro, conforme informado pela Defesa Civil municipal. Esse valor ultrapassou a cheia histórica de 1941, que foi de 4,76 metros.

No início da madrugada de sábado (4), o nível máximo chegou a 4,82 metros, superando ainda mais o recorde anterior. As chuvas intensas que assolam o estado já deixaram um rastro de destruição, com pelo menos 50 mortos, 68 desaparecidos e 74 feridos, além de 32.248 pessoas desalojadas.

A situação é preocupante, com 235 municípios do estado enfrentando problemas e afetando mais de 351 mil pessoas. O aumento no nível do Guaíba resultou no rompimento de uma das comportas do sistema de proteção contra cheias, aumentando o risco de inundações em áreas próximas.

Diante da gravidade da situação, a Defesa Civil emitiu um alerta para inundação extrema e recomendou a evacuação imediata de regiões próximas ao rio, como as ruas Siqueira Campos, Sete de Setembro, Rua dos Andradas, avenida Júlio de Castilhos e arredores.

O governador Eduardo Leite (PSDB) já decretou estado de calamidade, classificando o desastre climático como o maior da história do Rio Grande do Sul. As chuvas persistentes devem continuar nos próximos dias, aumentando ainda mais a preocupação das autoridades e da população local.

Entre as estruturas da capital gaúcha, estão os Centros de Treinamento do Grêmio e do Internacional. O Parque do Gigante, do Internacional, fica próximo à margem do Guaíba e foi fechado já na quinta-feira (2) por questões de segurança. O local costuma ser atingido pelo maior volume de águas e o jogo contra o Cruzeiro que aconteceria neste sábado (4) foi cancelado.

O CT Presidente Luiz Carvalho, do Grêmio também fica à margem do Guaíba e foi atingido. O clube ainda não divulgou qual a programação de treinamentos do time, mas a Ilha do Grêmio, área utilizada pelos sócios do clube, teve os acessos fechados por causa da chuva.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.