• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Entenda o processo de fabricação de semijoias em Limeira, 2º maior arranjo produtivo do mundo


Conhecida como “capital da joia folheada” a cidade abriga cerca de 1500 empresas do ramo. O g1 visitou uma das fábricas para explicar todas as etapas até o momento em que a peça é vendida. Processo do banho de semijoias em fábrica do ramo em Limeira
Beatriz Bisan/g1 Piracicaba
Limeira (SP) carrega, atualmente, o título de capital nacional da joia folheada e se configura como grande polo de produção de semijoias no Brasil. Mas, afinal, como funciona o processo de produção, banho e distribuição dessas peças? O g1 visitou uma empresa do ramo e mostra o seu funcionamento do início ao fim.
📲 Acesse a nova comunidade do g1 Piracicaba e fique por dentro das notícias da região
Segundo dados da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil), a cidade é sede de cerca de 1500 empresas do ramo, gerando 20 mil empregos diretos. Os números afirmam Limeira como o segundo maior Arranjo Produtivo Local (APL) de semijoias do mundo.
Apesar de ser um ramo muito conhecido, a gerente de marketing da empresa visitada, Natália Heil, conta que pela experiência que tem, grande parte das pessoas que não trabalham no nicho acreditam que o banho da peças acontece de forma mais simples do que realmente é.
“As pessoas geralmente acham que banho de semijoia é igual caldeirão de bruxa, cheio de ouro dentro e ai as peças afundam e saem brilhando, mas é um processo grande”, brinca Natália.
Dividida em diversos passos, antes e depois do banho, até a precificação e distribuição, o processo de produção das semijoias definitivamente não é simples. Confira abaixo como funciona a criação das peças até o momento em que são vendidas.
Procedimentos pré-galvanoplastia 🔎
Geralmente as empresas que realizam galvanoplastia própria recebem peças de outros fornecedores, que são enviadas em sua forma bruta. Assim que elas chegam na galvânica, passam por alguns processos de conferência e registro.
Cada um dos itens recebidos é contado e os funcionários verificam as quantidades. Em seguida, é feita uma revisão do bruto para conferir se não há nenhum defeito como amassados, partes ásperas ou tortas e furos. Depois, as peças são fotografadas e enviadas para a pessoa responsável por definir a porcentagem de banho que deve ser feita naquele item.
Recebimento e conferência das peças que chegam na empresa em Limeira
Beatriz Bisan/g1 Piracicaba
Quando definida a porcentagem de banho, são abertas ordens de serviço e as peças são encaminhadas para o setor de amarração. Neste setor é feita a preparação para o encaminhamento à galvanoplastia.
As peças são amarradas de acordo com seu tipo e colocadas em ganchos, acompanhadas de etiquetas que informam o tipo de banho que deve ser feito, quantas camadas e o tipo de verniz. O próximo passo é a galvanoplastia.
Galvanoplastia
Processo de produção de semijoias em Limeira
As peças chegam na linha galvânica e passam por uma sucessão de procedimentos. São diversas etapas de limpeza, de brilho, de correção e depois o banho, que vem seguido de folheação e verniz.
Confira abaixo as etapas em ordem de acontecimento, antes do banho.👇
Desengraxante: onde são removidas sujeiras e a oleosidade das peças;
Cobre alcalino: a peça recebe uma fina camada de cobre, dando uniformidade ao item;
Cobre ácido: é nesta etapa que a peça é nivelada e passa a ter brilho;
Paládio: processo onde a peça recebe um intermediário de metal nobre com alta resistência e durabilidade, é hipoalergênico;
Processo de limpeza de peças de semijoia antes do banho em Limeira
Beatriz Bisan/g1 Piracicaba
Para peças com brilho prateado, após o processo de paládio, elas passam pela aplicação de prata, onde recebem uma camada mais espessa e possibilitam uma aderência maior para os próximos passos. A última etapa de banho destes itens é o banho de ródio branco, onde o metal é aplicado e dá brilho e durabilidade às peças.
Já as peças banhadas em ouro passam por três processos até a cor final:
Pré-ouro: este processo evita com que haja contaminação nas próximas etapas e também deposita a primeira camada de ouro 24 quilates;
Folheação: é a etapa que define a camada a ser aplicada na peça;
Cor final: é a última etapa do banho de ouro, neste momento é usado ouro 18 quilates.
Tanto as peça de ródio quanto as peças de ouro vão em seguida para a etapa do verniz, que ajuda contra a oxidação, dá maior durabilidade e melhora a aparência. Depois, todos os itens passam por secagem e vão para a etapa de corte e separação.
As peças são cortadas e separadas de acordo com suas ordens de serviço, sendo enviadas em seguida para o setor de qualidade.
O gerente de produção da empresa, Sidnei Gazin, é responsável pelo setor e contou que o processo como um todo pode acabar gerando muito desperdício, de materiais e de água, e por isso a empresa adota um sistema de recuperação.
O ouro e o ródio que restam nas baías de banho são recuperadas ao fim do dia, onde o material é recolhido e depois derretido novamente para voltar ao processo. O mesmo é feito com a água, que é recuperada e, segundo Sidnei, o processo salva em média quatro mil litros por hora.
Ele também comenta sobre as impressões que muitas pessoas de fora podem ter sobre o processo das semijoias, principalmente sobre o que o público entende que é responsável pelo brilho das peças.
“As pessoas acham que é o ouro que dá brilho na peça, mas na verdade é a etapa do cobre ácido”, explica.
O gerente também conta que na unidade são produzidas 2 toneladas por mês, equivalente a 250 mil peças por mês.
Na primeira foto, cor do material durante o processo, antes do banho e, na segunda foto, cor do material após último banho de ouro em Limeira
Beatriz Bisan/g1 Piracicaba
Pós-banho e distribuição
Depois de separadas e cortadas, as peças chegam ao setor de qualidade, onde cada um dos itens, por menor que seja, é conferido minuciosamente para verificar que não há nenhuma imperfeição. Nesta etapa são verificadas a cor, aspereza, a pedraria aplicadas, o fecho, se há manchas ou furos e outros possíveis erros.
Depois de conferidas, as peças vão para o processo de expedição. Nesta etapa é feita a contagem por modelo e tipo de banho. Em seguida, tudo é enviado ao centro de distribuição.
Centro de distribuição onde as peças são precificadas e funciona o e-commerce da empresa em Limeira
Beatriz Bisan/g1 Piracicaba
No centro, as peças são mais uma vez conferidas para que nenhuma imperfeição passe despercebida. Lá ocorre a precificação dos itens, que serão distribuídos entre os parceiros da marca, as lojas, o e-commerce e os revendedores.
Na área de distribuição também são feitas fotos das semijoias para os catálogos e sites. Depois de precificar e etiquetar as peças, as que são destinadas ao showroom em Limeira vão para lá, localizado na Avenida Marechal Artur da Costa e Silva, conhecida como “Avenida da Joia”.
Loja e processo de venda
A maioria das empresas de semijoia da cidade funcionam com venda em forma de atacado, em grandes quantidades. Ao chegar na loja, as peças são expostas para que os clientes possam visualizar e escolher o que querem comprar.
A gerente comercial Bruna Crispim informa que somente no showroom da empresa são 15 mil peças disponíveis para compra.
Após todo o processo de banho, conferência e distribuição, as peças vão para o showroom, onde são vendidas no atacado em Limeira
Beatriz Bisan/g1 Piracicaba
*Sob supervisão de Claudia Assencio
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.