• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Chefe da Casa Civil promete novas medidas para “reconstrução” do RS após tragédia

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou, nesta segunda-feira (6), que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar, ainda hoje, novas medidas para ajudar o estado do Rio Grande do Sul, devastado nos últimos dias após a maior enchente de sua história.

Em um evento realizado no Palácio do Planalto para a assinatura de convênios entre Itaipu Binacional, governo do Pará e prefeitura de Belém (PA), no contexto da COP30 (programada para 2025), o ministro disse que Lula e o governo estão totalmente focados no atendimento das necessidades da população gaúcha em meio à tragédia climática.

“Estamos tratando de medidas que estão sendo implementadas e também de novas medidas que serão anunciadas hoje, com foco no acolhimento e no resgate das pessoas”, afirmou Rui Costa. “Com o baixar das águas, nós haveremos de entrar na segunda etapa, que é de reconstrução de vultosos equipamentos importantes que atendem socialmente à população.”

Leia também

2/3 dos municípios do Rio Grande do Sul têm calamidade reconhecida pelo governo

Pela legislação, reconhecimento de estado de calamidade permite reduzir a burocracia na transferência de recursos federais e na execução de ações emergenciais

Na manhã desta segunda-feira, em novo boletim divulgado pela Defesa Civil, foram confirmadas 83 mortes em todo o estado. Outros 4 óbitos estão sob investigação. Ainda de acordo com as autoridades gaúchas, 111 pessoas estão desaparecidas desde o início das fortes chuvas, no fim de abril. Até aqui, 276 pessoas ficaram feridas.

Segundo o balanço mais recente da Defesa Civil, 141,3 mil pessoas estão fora de suas casas, das quais 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (em casas de familiares ou amigos). Até o momento, 345 das 496 cidades do Rio Grande do Sul foram impactadas pela tragédia, que afetou 850 mil pessoas.

COP30 em Belém (PA)

Rui Costa e outros ministros do governo participaram de uma cerimônia no Planalto para a assinatura de três convênios entre Itaipu Binacional, governo do Pará e prefeitura de Belém (PA), no contexto da COP 30, no valor de R$ 1,3 bilhão.

Além do chefe da Casa Civil, estiveram no evento os ministros Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Jader Filho (Cidades) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência).

Também participaram o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

“O presidente Lula resolveu sinalizar para o mundo, objetivamente, no local da COP30, uma reflexão para o planeta, fazendo a COP na floresta, ao lado de grandes e importantes rios e de um biossistema absolutamente relevante”, disse Rui Costa.

“Os olhos do mundo inteiro verão a floresta, verão o que é o meio ambiente e sua importância para o planeta. O objetivo é o de que saiam todos ainda mais sensibilizados para a importância de medidas que vão prevenir eventos climáticos extremos, como esse que estamos presenciando no Rio Grande do Sul”, prosseguiu o chefe da Casa Civil.

Leia também

Número de mortos pela tragédia no Rio Grande do Sul vai a 83, diz Defesa Civil

Ainda de acordo com as autoridades gaúchas, 111 pessoas estão desaparecidas desde o início das fortes chuvas, no fim de abril; até aqui, 276 pessoas ficaram feridas

De acordo com o Planalto, o valor disponibilizado pela Itaipu Binacional será investido em obras de infraestrutura urbana na capital do Pará, como qualificação de vias, aumento da rede de esgotamento sanitário e revitalização do Complexo do Ver-o-Peso.

A 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) será realizada em novembro de 2025, em Belém. Será a primeira vez que a Amazônia, bioma essencial para o combate à mudança do clima, sediará uma edição da COP.

“Temos de botar a mão na massa o mais rápido possível. O tempo é desafiador. [A COP30] Já é no segundo semestre do ano que vem. O tempo é muito curto para o tamanho do desafio que nós temos”, concluiu Rui Costa.

The post Chefe da Casa Civil promete novas medidas para “reconstrução” do RS após tragédia appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.