• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Bancos cortam juros e suspendem cobranças para clientes afetados no Rio Grande do Sul

Diante da tragédia do Rio Grande do Sul, que já acumula 90 mortos e 132 pessoas desaparecidas pelas enchentes, os maiores bancos do país criaram medidas para auxiliar seus clientes afetados pela crise climática.

Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11) têm ofertas temporárias para minimizar os eventuais problemas financeiros de clientes da região, como redução de taxas de juros, suspensão de cobranças de pessoas físicas e jurídicas, condições especiais de negociações de dívidas, operações especiais com as seguradoras, além de doações.

Os bancos também informaram que suas agências físicas foram afetadas com as enchentes dos últimos dias. O Itaú, por exemplo, afirmou que das 116 agências que possui no Rio Grande do Sul, 52 foram atingidas. Desse total, 36 estão inoperantes e 16 operam em sistema de contingência.

O InfoMoney aguarda informações das ações de Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Confira:

Banco do Brasil

O Banco do Brasil anunciou que seus clientes pessoas físicas da região terão carência de até 6 meses para pagamento da primeira parcela na contratação do BB Crédito Consignado ou do BB Crédito Salário. O banco também estornará a tarifa de emissão de segunda via dos cartões e dará tratamento diferenciado para encargos e saldo devedor dos clientes das regiões afetadas.

Já as micro e pequenas empresas atingidas terão acesso ao crédito com linhas governamentais e próprias, além de condições diferenciadas. Além disso, será mantido o amparo ao crédito para pessoas físicas e jurídicas, produtores rurais e municípios.

Também será possível renegociar dívidas utilizando taxas diferenciadas, com até 180 dias de carência e 120 meses para pagamento. As empresas dos municípios gaúchos atingidos também contarão com linhas de repactuação, com prazos de 30, 36 ou 48 meses, nas operações convencionais, ou até 72 meses, para as contratações via Pronampe.

Já as operações de financiamento imobiliário e empréstimo com garantia de imóvel poderão ter até quatro parcelas de capital e encargos básicos repactuadas e transferidas para o final do cronograma.

Os produtores rurais dos municípios afetados também terão as operações prorrogadas, de acordo com a necessidade e a manutenção dos encargos originais. Além disso, haverá uma esteira diferenciada para o acionamento dos seguros.

Ainda na área de seguridade, a esteira de assistências e de sinistros foi reforçada: nos seguros Residencial e Empresarial foram ampliados os valores dos serviços de limpeza, cobertura de telhados e desentupimento previstos nas apólices. A BB Seguros também enviou reguladores e peritos às regiões atingidas, com possibilidade de realizar a vistoria presencial ou de forma remota.

“Estamos mobilizando recursos necessários para prestar assistência imediata e contínua, e permaneceremos próximos durante todo o tempo, com uma série de ações negociais e de apoio social”, afirmou Tarciana Medeiros, presidente do banco em comunicado.

Bradesco

O Bradesco informou que oferecerá condições especiais nas renegociações de dívidas, com prazos de carência de até 180 dias, para clientes pessoas físicas e jurídicas que precisarem renegociar o pagamento de linhas de crédito como capital de giro, crédito pessoal e crédito direto ao consumidor.

Além disso, o banco também atua com seu braço segurador. “Até o momento, a companhia está com guinchos e carros de apoio à população nas cidades. Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Caxias do Sul e Porto Alegre são os municípios com mais chamados para a seguradora, que reforçou a equipe de atendimento”, disse o banco em comunicado divulgado nesta terça (7).

O banco também está operando uma conta para receber doações e destinar à região.

Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos

Itáu

O Itaú anunciou que suspendeu cobranças de seus clientes que vivem nas regiões atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul e também fez uma doação de R$ 5 milhões para contornar os efeitos da crise climática.

“Absolutamente tudo que é possível, temos suspendido nesse momento. […] Eu não acho que esse é um assunto que tem solução de curto prazo. A gente tem que estar próximo. O nosso apoio com certeza não termina aqui. A cidade vai precisar de um grande apoio para a reconstrução” afirmou o presidente Milton Maluhy Filho, em entrevista à imprensa sobre o balanço do banco nesta terça (7).

Entre as medidas tomadas, estão a suspensão imediata de toda e qualquer cobrança (tarifas, encargos, taxas) dos clientes pessoas físicas e jurídicas.

O banco fez doação inicial de R$ 5 milhões para a associação União Brasil e firmou parceria com a Azul para o transporte de mantimentos e equipamentos de saúde.

Internamente, o banco tem estimulado as doações de funcionários e, para cada doação de colaborador efetivada, o banco fará uma contribuição de igual valor.

Santander

O Santander afirmou que adotará medidas para ampliar prazos e condições especiais de pagamento de faturas e empréstimos pelos clientes do Rio Grande do Sul.

No crédito pessoal, o banco reduzirá em até 20% as taxas de juros e dará carência de até 40 dias para o pagamento das parcelas em novas contratações.

No cartão de crédito, vai ampliar de 10 para 24 meses o parcelamento máximo de faturas, com desconto nas taxas, e manterá limites em maio.

O Santander também permitirá que os clientes posterguem o pagamento das próximas duas parcelas do crédito imobiliário, além de renegociações via site ou aplicativo, com até 60 dias de carência, redução de até 70% nas seis primeiras parcelas e prazo de até 120 meses.

Também haverá condições especiais nas renegociações da financeira do banco, e na liberação de seguros. Além disso, as cobranças e negativações de clientes em atraso serão suspensas em maio.

Para pequenas empresas, o banco concederá condições especiais em linhas como as de capital de giro e ampliará o parcelamento das faturas de cartão.

No caso de empresas médias e grandes e clientes agro, o banco está contatando os clientes para analisar cada caso.

Assim como o Itaú, o banco também vem estimulando doações dos funcionários do banco e vai “dobrar” o volume doado. “Os recursos do fundo de ajuda criado pelo Santander serão destinados a entidades públicas e do terceiro setor para a reconstrução das localidades atingidas, prioritariamente”, afirmou o banco em comunicado.

Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos

The post Bancos cortam juros e suspendem cobranças para clientes afetados no Rio Grande do Sul appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.