• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Sumido, Mourão reaparece para sugerir GLO para Eduardo Leite

Senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que conversou com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), na manhã desta terça-feira (7) e o aconselhou a não hesitar em solicitar ao governo federal um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), caso julgue necessário.

Além das enchentes que afetam o estado gaúcho, moradores têm relatado saques a supermercados, lojas e farmácias. Segundo a Brigada Militar do estado, 16 pessoas foram presas na noite de segunda-feira (6) por tentativas de furtos “não só pela subsistência”.

“Se a Polícia Militar do Rio Grande do Sul não conseguir conter essa onda de saque e de roubo que está havendo, é óbvio que vamos ter que pedir apoio”, disse o parlamentar à coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratin

As GLOs são operações que reúnem as Forças Armadas a partir de ordem do presidente da República e autorizam os militares a atuarem com poder de polícia.

A medida, aplicada quando as forças tradicionais de segurança pública se esgotam, deve ser realizada de forma episódica, em área restrita e por tempo limitado.

Mourão, no entanto, não pretende incluir a proposta de GLO no relatório da Comissão Temporária Externa do Rio Grande do Sul, instalada nesta terça-feira no Senado, da qual é relator. A presidência ficou a cargo de Paulo Paim (PT-RS), e a vice, de Ireneu Orth (PP-RS).

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.