• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Dia da Cruz Vermelha: saiba como surgiu a iniciativa que salva milhares de pessoas no mundo

O Dia Internacional da Cruz Vermelha é comemorado nesta terça-feira (8). A data homenageia o fundador da iniciativa, Henry Dunant, em 1828, na Suíça. O fundador foi um grande ícone do trabalho voluntário em todo o mundo.

Cruz Vermelha salva milhares de pessoas ao redor do mundo

Saiba como e por qual motivo a Cruz Vermelha foi fundada – Foto: Reprodução/Cruz Vermelha/ND

Por conta da Cruz Vermelha, Dunant ganhou em 1901 o Prêmio Nobel da Paz, que homenageia iniciativas que promovem a paz em todo o mundo.

Como a Cruz Vermelha foi fundada?

A Cruz Vermelha foi fundada após os horrores da Batalha de Solferino, na Itália. Na batalha, milhares de soldados ficaram gravemente feridos e Dunant sentiu que era preciso ajudar.

Para auxiliar os feridos, Dunant abandonou uma viagem de negócios ao país e começou a ajudar as vítimas. Este então foi o catalisador para a fundação da Cruz Vermelha.

Assim, em 8 de agosto de 1863, nasceu o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Atuando em cenários de conflito armado e emergências naturais, como pandemias, inundações e terremotos, o movimento é composto pelo CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, e por 189 Sociedades Nacionais.

Cruz Vermelha no Brasil

No Brasil, a Cruz Vermelha teve sua origem em 1907, graças aos esforços do Dr. Joaquim de Oliveira Botelho e de diversos profissionais de saúde. Sua sede foi estabelecida em 1908, no Rio de Janeiro, tendo Oswaldo Cruz como seu primeiro presidente.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o grupo “Damas da Cruz Vermelha Brasileira” foi formado por enfermeiras voluntárias. Para ampliar sua visibilidade e eficácia, em março de 1916, foi fundada a Escola de Enfermeiras, sob a administração da sede da CVB no Rio de Janeiro.

Embora tenha surgido para atender áreas de conflito, a Cruz Vermelha opera em mais de 192 países, com cerca de 15 milhões de voluntários, oferecendo assistência humanitária em situações de emergência, crises e desastres, independentemente de raça, crença ou nacionalidade.

Cruz Vermelha é uma importante iniciativa mundial de trabalho voluntário

Saiba como funciona a Cruz Vermelha em todo o mundo – Foto: Reprodução/Cruz Vermelha/ND

Seus princípios fundamentais incluem humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade, refletindo seu compromisso em proteger e auxiliar seres humanos em momentos de vulnerabilidade.

A celebração do Dia Internacional da Cruz Vermelha é uma oportunidade para reconhecer o espírito humanitário e homenagear aqueles que fazem a diferença em suas comunidades.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.