• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Chico Buarque e José Dirceu lideram pedido para Lula suspender compra de armas de Israel

Lula e Benjamin Netanyahu. Foto: Ricardo Stuckert

O cantor Chico Buarque, juntamente com sua esposa, a advogada Carol Proner, e os ex-ministros José Dirceu e Paulo Sérgio Pinheiro, estão entre os signatários de uma carta enviada ao presidente Lula (PT), pedindo que o governo brasileiro interrompa a importação de armas israelenses.

A iniciativa, liderada pela Anistia Internacional e pelo coletivo Vozes Judaicas por Libertação, busca sensibilizar o governo para a suspensão dos acordos de defesa e das licenças de exportação e importação de equipamentos militares com Israel e suas empresas.

A carta, assinada por artistas como Milton Hatoum e intelectuais como a cineasta Petra Costa e o rapper Emicida, também conta com o apoio de partidos como PC do B, PSOL, PSTU e UP, além de movimentos sociais como Frente Povo Sem Medo, Movimento Negro Unificado e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

A mobilização surge após o Exército brasileiro anunciar que a empresa israelense Elbit Systems venceu a licitação para fornecer 36 viaturas blindadas de obuseiro 155 mm, equipamentos de alta precisão utilizados pela artilharia.

Exército brasileiro. Foto: Divulgação

Os coletivos expressam preocupação, argumentando que a Elbit é uma das principais fornecedoras de equipamentos militares para as Forças de Defesa de Israel e tem se beneficiado do aumento das exportações desde o início da guerra em Gaza.

Eles destacam as violações dos direitos humanos cometidas por Israel e pedem uma ação efetiva do governo brasileiro para interromper essa cooperação, em conformidade com o direito internacional e a promoção dos direitos humanos.

O envio da carta acontece após Israel assumir o controle total da passagem de Rafah, último refúgio para mais da metade da população do território palestino, e o fechamento de Kerem Shalom, outra passagem no sul de Gaza, que interrompeu o fluxo humanitário no local.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.