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Proprietária do Outback avalia se desfazer de operações no Brasil

Dona do Outback Steakhouse, a empresa Bloomin’ Brands anunciou que avalia vender seus negócios no Brasil.
Com esse objetivo, o grupo contratou a consultoria financeira do Bank of America (BofA).
Em comunicado, a Bloomin’ Brands explicou que avalia “alternativas estratégicas para as operações da companhia no Brasil que tenham o potencial de maximizar valor para nossos acionistas, incluindo, mas não se limitando, a uma possível venda das operações”.
O futuro da cadeia de restaurantes no Brasil, onde é bastante popular, dependerá dessa avaliação da empresa.
No comunicado com o relatório financeiro, o Bloomin’ Brands não divulgou um prazo para a conclusão desse processo.

O informe deixa abertas todas as possibilidades de desfecho. “A empresa não pretende mais fazer comentários públicos sobre o tema, a menos que determine que a divulgação é apropriada ou necessária”, encerra o texto.

Sediada em Tampa, na Florida (EUA), a companhia acumulou prejuízo de 83,8 milhões de dólares (R$ 424 milhões) nos três primeiros meses de 2024 em suas operações no mundo.

No mesmo período de 2023, a Bloomin’ Brands havia obtido um lucro de 91,3 milhões de dólares (R$ 462 milhões).
No primeiro trimestre deste ano, as vendas do Outback no Brasil registraram redução de 0,7% no comparativo com o mesmo período de 2023.

Ainda assim, o Brasil representa 83% do faturamento internacional do Outback, segundo informações do The Washington Post.
O Outback chegou ao Brasil em 1997, com a inauguração de um restaurante na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Atualmente, há 152 unidades espalhadas pelo território brasileiro – em 20 estados e no Distrito Federal.
O Brasil tem quase metade da lojas do Outback instaladas fora dos Estados Unidos – um total de 336 em 23 países.
Na América do Sul, o Outback também tem filiais na Argentina, mas em proporção bem menor.
No ano passado, foram abertos 16 novos restaurantes da rede no Brasil, o que indicou que o processo de expansão continuaria.
A Bloomin’ Brands conta também com as marcas de restaurante Abraccio e Aussie Grill, ambas presentes no Brasil.
Em 2022, o Outback Steakhouse foi citado como o restaurante mais admirado pelos consumidores brasileiros em ranking do Ibevar (Insituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo). Entre colaboradores, o título ficou com o Gurumê (casa de cozinha oriental).
Reportagem do The Washington Post de agosto de 2023 causou surpresa nos americanos ao destacar em seu texto “Outback Steakhouse nasceu nos Estados Unidos, mas nenhum lugar o ama como o Brasil”.
A matéria destacou o fato de no Brasil o Outback ser um “marco cultural”, com as pessoas o frequentando não apenas para comer, mas para promover celebrações, como aniversário e outras datas importantes, o que não acontece nos Estados Unidos.
O Outback Steakhouse foi fundado em 1988 com o conceito de culinária americana com toque australiano.

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