• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

VÍDEO: Moradores denunciam poluição em rio de Florianópolis

Moradores do bairro São João do Rio Vermelho, em Florianópolis, denunciam que o Rio Vermelho está sofrendo com poluição. Um vídeo gravado nesta quarta-feira (8) mostra a situação da água, antes cristalina, agora apresentando um aspecto turvo.


Vídeo mostra indicativos de poluição no Rio Vermelho em Florianópolis – Vídeo: Reprodução/Arquivo pessoal/ND

Um morador, que não quis se identificar, diz sentir tristeza com a situação e medo pelo futuro do Rio Vermelho. Segundo ele, após o início da obra da  macrodrenagem empreendida pela Prefeitura, notou uma piora da qualidade da água e encontra com frequência lixo no leito do rio.

Foto mostra garrafas pet e poluição na saída da macrodrenagem do Rio Vermelho em Florianópolis

Garrafas pet na saída da macrodrenagem do Rio Vermelho – Foto: Salve o Rio Vermelho/Reprodução/ND

Salve o Rio Vermelho

Diante da preocupação com a preservação do Rio Vermelho —um dos mais importantes afluentes da Lagoa da Conceição— foi criado, pelos próprios moradores, o “Salve o Rio Vermelho”, uma organização ambiental que denuncia a macrodrenagem.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Salve o Rio Vermelho (@salveriovermelho)

De acordo com a cofundadora da organização, que preferiu não se identificar, o local é outro após o início das obras da Prefeitura. “Era uma área de lazer para a população. No local tinha criança e adultos se banhando. No final da tarde, as pessoas sentavam em círculo e curtiam aquela região, que era especialmente gostosa”, lembra.

No entanto, a cofundadora do projeto relata que desde a obra da macrodrenagem o rio não é o mesmo. “Agora existe essa estrutura de mais de 2 metros de altura, que traz água pluvial do bairro todo. Óleo de posto de gasolina, garrafas pet, plásticos, todo o lixo que tá na rua, é arrastado também para o rio, o que contribui para o estado que está hoje”, reforça.

Situação da água próximo ao local de deságue da macrodrenagem levanta suspeitas de poluição – Vídeo: Salve o Rio Vermelho/Reprodução/ND

Prefeitura diz que vai fiscalizar possível poluição

A construção é a maior obra de macrodrenagem já feita em Florianópolis. Ela teve início há mais de um ano e tem por objetivo drenar a água da chuva que frequentemente alaga as ruas do bairro.

Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Florianópolis alegou que existe a possibilidade de que os moradores estejam descartando esgoto irregularmente na drenagem, e disse que vai fiscalizar o local.

“Infelizmente, há discordância ideológica no projeto, que foi realizado por especialistas no assunto. Se não fosse a obra, milhares de moradores continuariam tendo suas casas alagadas por conta da chuva. Quanto a possíveis moradores que estejam descartando irregularmente na drenagem, a prefeitura vai fiscalizar a região”, diz a nota da prefeitura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.