• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Ucrânia demite dois ministros ligados ao orçamento de guerra

O parlamento da Ucrânia votou, na quinta-feira (8), para demitir o vice-primeiro-ministro para infraestrutura e o ministro da agricultura, removendo dois altos funcionários que detinham pastas-chave para a economia de guerra.

A maioria dos 272 parlamentares votou pela destituição do vice-primeiro-ministro Oleksandr Kubrakov, que supervisionou o programa de reconstrução e defendeu os esforços para estabelecer uma rota de navegação no Mar Negro durante um bloqueio russo de facto.

A saída de Kubrakov, de 41 anos, vem em meio aos planos para dividir seu poderoso ministério em duas pastas separadas, disseram os parlamentares.

“Esperamos que o governo tome a decisão de separar os ministérios. Depois, mais tarde, na segunda quinzena de maio, as novas nomeações serão feitas”, disse Yevhenia Kravchuk, parlamentar do partido governante Servos do Povo, em uma entrevista na televisão nacional.

Kubrakov disse no Facebook que sua demissão não havia sido discutida com ele com antecedência e que ele não tinha tido a chance de defender seu mandato em uma apresentação ao parlamento.

Os parlamentares também aceitaram a renúncia do ministro da agricultura, Mykola Solsky, que está sendo investigado por suposto envolvimento em uma aquisição ilegal de terras estatais. Ele nega as acusações.

O governo agora tem cinco cargos ministeriais vagos, disse Oleksiy Honcharenko, um parlamentar do partido de oposição Solidariedade Europeia.

Atualmente, há mais de 20 pastas ministeriais governo.

Autoridades disseram repetidamente que planejam reformar a estrutura do governo e cortar o número de ministérios, já que o país enfrenta um enorme déficit orçamentário com a maioria das receitas estatais destinadas aos esforços de defesa.

Iryna Friz, deputada do partido Solidariedade Europeia, criticou qualquer sugestão de aumentar o número de ministérios.

“Essa atividade caótica prejudicará a eficiência dos ministérios”, disse ela. “Esta abordagem caótica não está certa e é prejudicial, especialmente agora que estamos em um período de guerra.”

O gigantesco ministério de Kubrakov foi criado em dezembro de 2022.

Enquanto Zelensky se aproxima do final de seu mandato de cinco anos este mês, e sem eleições agendadas por causa da guerra, alguns políticos pediram que ele formasse, em vez disso, um governo de unidade nacional.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ucrânia demite dois ministros ligados ao orçamento de guerra no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.