• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

TSE: pela primeira vez, plenário tem duas mulheres negras na bancada

Pela primeira vez, duas mulheres negras ocuparam, nesta quinta-feira (9/5), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Vera Lúcia e Edilene Lôbo dividiram a bancada com outras duas ministras e três ministros da Corte Eleitoral.

“Hoje, 9 de maio de 2024, temos uma sessão histórica na Justiça Eleitoral. Pela quarta vez, temos quatro mulheres e três homens nesta bancada. Além disso, temos pela primeira vez na história do Tribunal Superior Eleitoral duas ministras negras”, destacou o presidente da Corte Eleitoral, Alexandre de Moraes, ao abrir a sessão.

Moraes classificou a sessão como “importantíssima” e “histórica” para a Justiça Eleitoral. “Isso é muito importante. Não só a participação igualitária da mulher na Justiça Eleitoral, mas também a participação igualitária dos negros e negras”, frisou.


0

“A bancada de julgamento de hoje realça que é crucial a superação da desigualdade de gênero e de raça nos espaços decisórios no Brasil. Vejo que uma sociedade assentada na desigualdade não tem um futuro próspero”, destacou Edilene.

“O registro dessa sessão histórica há de renovar os compromissos com a cidadania e com a promoção da dignidade da pessoa humana como pressupostos garantidores de que sejamos, efetivamente, um Estado Democrático de Direito”, reforçou a ministra Vera Lúcia Santana Araújo.

Tratou-se também de uma sessão que registrou mais ministras do que ministros na bancada.

Em setembro do ano passado, Edilene Lôbo foi empossada ministra substituta do TSE, tornando-se a primeira mulher negra a integrar a corte. Em fevereiro deste ano, Vera Lúcia também tomou posse, se tornando a segunda mulher negra a ocupar uma cadeira de ministra na Corte Eleitoral.

*Com informações do TSE

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.