• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Bicampeão, Brasil é país com mais pódios no futebol olímpico masculino

Apesar de não ter se classificado para Paris 2024, o Brasil é o país com mais pódios no futebol olímpico masculino. São sete medalhas: prata em Los Angeles 1984, Seul 1988 e Londres 2012 e bronze em Atlanta 1996 e Pequim 2008, além de ser o atual bicampeão com as conquistas do ouro na Rio 2016 e em Tóquio 2020.

A modalidade esteve em todas os Jogos Olímpicos da Era Moderna, exceção feita às edições de Atenas 1896 e Los Angeles 1932, mas a Seleção Brasileira participou pela primeira vez apenas em Helsinque 1952.

De lá para cá, foram todo 14 aparições, número empatado com a França e que está atrás apenas da Itália, com 15. O Brasil ainda é um dos poucos bicampeões, feito atingido ainda por Argentina, União Soviética e Uruguai — apenas Hungria e Grã-Bretanha conquistaram o título três vezes.

Cabe destacar que as seleções nacionais propriamente ditas entraram apenas em 1908 — em 1900, por exemplo, Club Français de Paris, Upton Park de Londres e Université de Bruxelles de Bruxelas representaram, respectivamente, França, Grã-Bretanha e Bélgica.

Os profissionais foram permitidos apenas em 1984, o que ajuda a explicar tantas antigas nações comunistas com títulos e pódios. O torneio passou a ser disputado por atletas Sub-23 a partir de Barcelona 1992, enquanto a autorização para levar três jogadores acima dessa idade veio em 1996.

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

  • YouTube
  • Tiktok
  • Instagram
  • Twitter

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bicampeão, Brasil é país com mais pódios no futebol olímpico masculino no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.