• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Centenária, Avenida 9 de julho, em Ribeirão Preto, SP, vai ser revitalizada


Empresa do Rio de Janeiro venceu licitação de R$ 31 milhões e deve iniciar obras ainda neste mês. Previsão de conclusão dos serviços é de 12 meses. Empresa do RJ vence licitação para revitalização da Avenida 9 de Julho, em Ribeirão Preto
A Construtora Metropolitana, uma empresa do Rio de Janeiro, venceu a licitação da Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) e ficará responsável pelas obras de revitalização da Avenida 9 de Julho.
O contrato é de R$ 31 milhões e a prefeitura ainda aguarda a definição da construtora sobre o início das obras.
A previsão é de que a ordem de serviço seja fechada até o fim do mês e a os serviços sejam concluídos em até 12 meses.
Avenida Nove de Julho em Ribeirão Preto, SP, enfrenta falta de manutenção, o que provoca desinteresse de comerciantes para a região
Ronaldo Gomes/EPTV
A obra vai se estender da Avenida Independência até Rua Tibiriçá, onde fica o Clube da Recreativa. A revitalização também vai acontecer no canteiro central da avenida.
Uma das mudanças mais importantes da obra está relacionada aos paralelepípedos ao longo da via, que serão retirados e, posteriormente, recolocados, após a implantação de camadas de brita e concreto armado.
A ideia é evitar que fiquem desalinhados, mesmo com o impacto de veículos pesados, como ônibus que passam frequentemente pelo local.
Secretário de Obras de Ribeirão Preto, Pedro Luiz Pegoraro informou que todas as orientações enviadas pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conpac) serão seguidas.
Isso porque a avenida centenária é um dos patrimônios históricos tombados na cidade.
“Nós já temos todas as exigências e limitações que o Conpac fez, já as observações e procuraremos seguir todas orientações, no que diz respeito à manutenção dos paralelepípedos, do canteiro central e também das árvores que lá estão. Elas serão preservadas, não podemos fazer a extração de nenhuma delas”.
Outro problema que será solucionado com as obras de revitalização são os buracos entre as pedras portuguesas nos canteiros centrais.
Quem passa de carro, ainda encontra blocos soltos e desnivelamento, que podem danificar os veículos.
Rua e canteiros esburacados ajudam a afugentar comerciantes e moradores da Avenida Nove de Julho em Ribeirão Preto, SP
Ronaldo Gomes/EPTV
Avenida histórica
A Avenida 9 de Julho foi projetada na década de 1920 na gestão do prefeito João Rodrigues Guião. Originalmente chamada Avenida Independência, foi rebatizada em 1934 por causa da Revolução Constitucionalista.
O trecho entre as ruas Barão do Amazonas e Cerqueira César foi o primeiro a receber os blocos de basalto, em 1949. Naquela época, foram plantadas 40 sibipirunas que ainda sobrevivem.
Por décadas, a via foi um dos principais corredores econômicos da cidade, com bancos nacionais e internacionais, lojas de diferentes segmentos, bares e restaurantes, além de endereço de famílias da elite.
“A importância dessa região fez com que nos anos 80 ela se tornasse a avenida dos bancos da cidade. Chegamos a ter 12 bancos nacionais e internacionais. Mas o perfil econômico da cidade continuou mudando, outras zonas foram se tornando importantes e aqui foi ganhando uma variedade de negócios”, diz o historiador Sérgio Campos.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *