• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Mais de 1 milhão de pessoas ainda estão sem luz no RS, diz Silveira à CNN

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que mais de 1 milhão de pessoas seguem sem energia elétrica no Rio Grande do Sul, com 360 mil famílias afetadas. Segundo o chefe da pasta, o número chegou a se aproximar da marca dos 2 milhões de pessoas sem luz, e agora está mais baixo.

A declaração foi dada em entrevista ao jornal Live CNN, exibido de segunda a sexta a partir das 9h. Silveira foi a Canoas (RS), onde acompanhou as ações de combate às enchentes no estado.

“Nós chegamos a 560 mil famílias, quase 2 milhões de pessoas sem luz no estado. Na medida que a água vai baixando e que vai sendo possível o acesso com segurança, a gente vem devolvendo a energia elétrica, o acesso às residências”, disse o ministro. “Nós já diminuímos isso para 360 mil unidades consumidoras, mais ou menos 1 milhão e 200 mil pessoas”, afirmou.

Ainda de acordo com Silveira, há mais de 4.000 eletricistas, que fizeram mais de 250 mil religações, mobilizados no estado. Outros 2.000 eletricistas também devem entrar em ação após a redução dos níveis de água. Para o ministro, a infraestrutura “está suficiente para a gente dar a resposta”. “Agora ficamos nós esperando que a água desça.”

Questionado a respeito do uso de geradores, Silveira respondeu que “todos os grupos de geradores que a gente conseguiu mobilizar no estado e fora do estado estão atendendo hospitais, creches e alojamentos”.

Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul às 9h desta sexta-feira, 435 municípios foram afetados pelas tempestades. O estado registra 69.617 pessoas em abrigos e 337.116 desalojados; no total, 1,9 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Até o momento, foram confirmados 113 mortos, 146 desaparecidos e 756 feridos. Quase 10.000 animais também foram resgatados durante as operações.

Abastecimento e fiscalização de combustíveis

Silveira afirmou que a situação no RS é de “uma verdadeira tragédia humana”, com um volume de população muito sacrificada.

Quanto ao abastecimento de combustíveis, o ministro disse que as distribuidoras foram orientadas a trazer equipes de fora e aproveitar os acessos rodoviários transitáveis para garantir o suprimento, especialmente para áreas que atendem à coletividade.

O ministro também comentou sobre denúncias de aumento abusivo nos preços dos combustíveis no RS. Segundo ele, a fiscalização está sendo reforçada, mas a prioridade, no momento, é o abastecimento.

“Vamos penalizar esses que porventura querem se aproveitar do momento, mas o grande foco é a resposta rápida à população”, disse.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mais de 1 milhão de pessoas ainda estão sem luz no RS, diz Silveira à CNN no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.