• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Servidora pública tem parto ‘relâmpago’ e dá à luz dentro de casa no Dia das Mães: ‘muito intenso’


Sávia Barros estava na casa da mãe quando sentiu sintomas que indicavam o trabalho de parto e em cerca de uma hora recebeu o filho nos braços. Bebê nasce em casa de parto natural, no Dia das Mães
A servidora pública Sávia Barros viveu uma experiência inusitada e emocionante no último domingo (14), Dia das Mães. Grávida do segundo filho, após sentir sinais do trabalho de parto, ela acreditou que iria para a maternidade dar à luz Júlio de forma natural, como aconteceu no parto de Murilo, o primeiro filho. Mas não deu tempo: em uma hora, Sávia teve o filho na casa da mãe, avó do bebê, em Teresina.
“Era um domingo normal de Dia das Mães. Fui para casa da mamãe, almoçamos em família e ficamos como todos os finais de semana, a gente fica até à noitinha. Quando foi umas quatro da tarde, fui ao banheiro fazer xixi e, ao levantar, senti um molhado a mais”, contou.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Mãe deu à luz dentro de casa cerca de uma hora após sentir sinais do parto em Teresina
Arquivo Pessoal
A servidora havia contratado uma equipe médica e acionou o serviço. “Em cinco minutos a cólica aumentou bastante. A [enfermeira obstetra] Bruna disse para cronometrar [as contrações], mas eu já não conseguia mais pegar no celular. Ela fez o toque e me deu duas opções: você quer parir em casa ou no carro?”, relatou.
“Foram 10 minutos muito intensos. Eu sentia aquela dor muito forte, mas ela [Bruna] levou um óleo essencial de lavanda e eu dei uma relaxada. Meu marido estava o tempo todo comigo, a casa estava cheia, minha mãe organizando o jantar e as coisas dos meus filhos para eles irem para casa. Foi tudo muito intenso, mas muito rápido”, completou.
A enfermeira obstetra Bruna Sepúlveda contou que foi ao encontro de Sávia para ir à maternidade com ela, mas foi surpreendida com o trabalho de parto em estágio avançado. “Eu não tinha pinças estéreis, não tinha tesoura, clamp [umbilical] para prender o cordão”, contou.
Servidora pública teve parto ‘relâmpago’ e deu à luz dentro de casa no Dia das Mães em Teresina
Reprodução/TV Clube
“Calcei a luva, auscutei o bebê, mostrei pra ela que estava tudo bem, que o coração estava batendo bem, pressão normal. Falei que iria fazer o exame de toque e quando examinei ela já estava em período expulsivo, que é quando a mulher está com 10 cm de dilatação e o bebê está em posição baixa, ou seja, ela iria começar em pouco tempo a sentir a vontade de fazer força e nesse momento meu papel foi passar calma e tranquilidade para que ela vivesse esse momento com paz”, contou.
“Nasceu, eu coloquei [o bebê no colo da mãe], ela deu um grito de alegria, de felicidade, ficou em êxtase, abraçando, beijando e deixei eles três curtirem aquele momento”, completou.
Em seguida, a mãe e o filho foram para a maternidade ainda ligados pelo cordão umbilical para que ele pudesse ser cortado em ambiente estéril.
Sávia com os dois filhos, Júlio e Murilo, após o parto
Arquivo Pessoal
A mãe de Sávia ficou surpresa com a rapidez. “Eu lá na cozinha arrumando tudo e rezando pedindo a Nossa Senhora para dar um bom parto para ela e quando eu penso que não já vem a Bruna, lá de dentro, gritando, me pedindo toalhas limpas porque o neném já havia nascido. E eu comecei a chorar, fiquei emocionada, achei que foi muito rápido”, disse.
Sávia contou que a experiência a deixou inspirada. “Eu sempre via o parto como uma coisa muito natural da mulher acho que deixa a mulher mais forte, acreditando mais na força que tem. Foi um momento mágico, abençoado e único. Me deixou mais forte ainda para a maternidade também”, declarou.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *