• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Coxinha na chapa? 🍗 Padaria em Limeira viraliza ao criar ‘cochapa’, variação que une duas paixões dos brasileiros; conheça


O quitute recebe uma camada generosa de requeijão cremoso e então é colocado na chapa quente, formando uma casquinha crocante e dourada. Veja como é a produção da “cochapa”, a coxinha na chapa
Uma padaria de Limeira (SP) viralizou nas redes sociais ao unir duas tradições presentes no cotidiano do brasileiro: a coxinha de frango e o pão da chapa. O sucesso da “cochapa”, que tem como segredo a crocância da casquinha de requeijão cremoso selada na chapa, aumentou as vendas do comércio local.
📲 Acesse a nova comunidade do g1 Piracicaba e fique por dentro das notícias da região
A inovação rendeu um vídeo que, atualmente, conta com 4,5 milhões de reproduções no Instagram e cerca de 118 mil curtidas. A proprietária e responsável pela criação da cochapa, Rafaela Firmiano, de 34 anos, contou em entrevista ao g1 sobre o nascimento da inovação e o sucesso de vendas.
O nascimento da “cochapa”
Padaria em Limeira vende ‘cochapa’, coxinha de frango na chapa com requeijão
Beatriz Bisan/g1 Piracicaba
Rafaela conta que a inovação surgiu quando o estabelecimento decidiu participar da Festa da Coxinha de Limeira. A ideia era apresentar algo diferente e inovador para o público.
Durante as conversas para pensar em uma nova variação, a proprietária lembrou de um dos itens mais vendidos da padaria, o pão com requeijão selado na chapa. Ela pensou que seria uma boa ideia unir o conceito do item, que já era bem aceito, com a coxinha, também muito procurada pelos clientes.
“Eu falei ‘e se a gente cortasse a coxinha, passasse requeijão e selasse na chapa igual o pão?’ A minha ideia foi pensando no pão na chapa”, lembra Rafaela.
Surgiu então a cochapa. As unidades são todas padronizadas, com o mesmo tamanho e quantidade de recheio de frango dentro. O requeijão também é fracionado igualmente, ficando disposto em potes para que sejam usadas sempre as mesmas quantidades.
O salgado é colocado na chapa bem quente e fica entre dois e três minutos no fogo para atingir a casquinha perfeita.
Depois que a ideia surgiu, começaram os testes para ver se tudo daria certo. Ao gravar o processo da coxinha sendo colocada na chapa com o requeijão e publicar nas redes sociais da padaria, o vídeo viralizou.
Sucesso de vendas (e likes)
Coxinha na chapa vendida por padaria em Limeira viraliza
Beatriz Bisan/g1 Piracicaba
O primeiro vídeo do quitute na chapa viralizou em maio de 2023. Rafaela conta que diversas pessoas e contas repostavam a publicação, dando bastante visibilidade ao produto e à padaria. Então, a variação do salgado entrou oficialmente para o cardápio.
Logo após o anúncio do produto, veio a Festa da Coxinha. Segundo a proprietária, a participação na festa rendeu à cochapa o segundo lugar entre as coxinhas mais vendidas do evento, se afirmando como um sucesso.
O produto voltou a viralizar em 2024, quando uma influenciadora foi até a cidade conhecer a cachorrinha de Rafaela, que tem um perfil próprio nas redes sociais, e acabou se encantando pela coxinha na chapa.
Ela gravou a produção do salgado e postou nas redes sociais junto com a lenda que alega que a coxinha nasceu em Limeira. O vídeo conta com 4,5 milhões de visualizações e mais de 118 mil curtidas.
Rafaela explica que, no dia-a-dia, as vendas da coxinha normal e da cochapa são consistentes, não interferindo uma na outra, mas que após viralizar novamente, a versão na chapa passou a vender o dobro que a tradicional.
Negócio familiar
Irmãos abriram juntos a padaria em Limeira, na casa que era dos pais
Beatriz Bisan/g1 Piracicaba
A padaria, que hoje conta com duas unidades em Limeira e outras três franquias em cidades do interior paulista, nasceu em 2016 de um projeto familiar, um sonho de Rafaela e seu irmão.
A primeira unidade surgiu na casa onde moravam os pais deles. Rafaella conta que, na época, por serem muito novos, ela e o irmão não conseguiam alugar nenhum ponto comercial. Então o pai resolveu dar a casa para que eles transformassem na padaria.
O local foi reformado e a família passou a morar de aluguel. Os carros também foram vendidos, apostando todas as fichas no negócio.
Coxinha
Eduardo Zanzirolamo
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
*Sob supervisão de Arthur Menicucci e Rodrigo Pereira
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.