• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

República Dominicana escolhe novo presidente neste domingo (19)

As eleições gerais da República Dominicana acontecem neste domingo (19). A população vai às urnas para escolher o próximo presidente, bem como os novos senadores e deputados que comporão o Congresso Nacional. A expectativa é que o resultado saia ainda hoje.

O atual presidente, Luis Abinader, é o favorito na disputa. Ele aparece com mais de 50% das intenções de voto em todas as pesquisas, o que já garantiria a sua reeleição sem necessidade de segundo turno. Na história da República Dominicana, só houve uma única “segunda vuelta”, em 1996.

A votação acontece das 7h às 17h, no horário local (8h às 18h, no horário de Brasília). Segundo o presidente da Junta Eleitoral Central, órgão responsável por organizar as eleições no país, Román Andrés Jáquez Liranzo, a expectativa é que até meia-noite já se tenha contabilizado mais de 90% dos votos.

Principais candidatos

Do Partido Revolucionário Moderno (PRM), de centro-esquerda, Luis Abinader tem 56 anos, é economista e empresário do turismo, e se destacou em seu governo na parte econômica e na política de controle de entrada de imigrantes do Haiti.

Os haitianos compartilham a ilha de Hispaniola com os dominicanos e enfrentam uma crise política e humanitária no seu país.

Em segundo lugar, aparece o ex-presidente Leonel Fernández, de 70 anos. É advogado, escritor, e foi presidente de 1996 a 2000, de 2004 a 2008, e de 2008 a 2012, quando venceu com o apoio do Partido de Libertação Dominicana (PLD). Após perder as primárias internas do PLD em outubro de 2019, fundou o partido Força do Povo, de esquerda, do qual faz parte e lidera atualmente.

O terceiro candidato em destaque é Abel Martínez, prefeito da cidade de Santiago desde 2016. Do PLD, é advogado e já foi promotor, deputado e senador. Durante seis anos, também foi presidente da Câmara dos Deputados.

Segundo última pesquisa publicada pela AtlasIntel, em 16 de maio, o presidente Luis Abinader seria reeleito no primeiro turno com ampla vantagem em relação aos concorrentes. Ele aparece com 64,1% das intenções de voto, enquanto Leonel Fernández, que vem em seguida, tem 20,3%. Já Abel Martínez aparece com 13,1%, e os demais candidatos somados têm apenas 2,6%.

Milhões de eleitores pelo mundo

No Brasil, 161 dominicanos estão aptos a participar das eleições. No total, 863.785 podem votar no exterior, sendo os Estados Unidos e a Espanha os países com o maior número de pessoas. No território dominicano, há 7.281.763 eleitores.

No total, são 8.145.548 pessoas pelo mundo que podem escolher o próximo presidente, vice-presidente, além dos novos 32 senadores e 178 deputados da República Dominicana.

(Com informações da CNN Español)

Este conteúdo foi originalmente publicado em República Dominicana escolhe novo presidente neste domingo (19) no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.