• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

SC tem enchente, quedas de barreira e cidade com dia mais chuvoso em 8 anos


Em Trombudo Central, um motorista precisou ser resgatado após o carro cair no rio e ser arrastado pela correnteza. Rio do Sul teve o dia mais chuvoso em oito anos, informou a Defesa Civil do município. Enchente em Rio do Sul (SC) no sábado (18)
Prefeitura de Rio do Sul
Por causa chuva volumosa que atingiu regiões de Santa Catarina, municípios do Vale do Itajaí registram enchentes, quedas de barreiras e de árvores e bloqueio de rodovias neste domingo (19). Um homem precisou ser resgatado.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O rio Itajaí-Açu, em Blumenau, chegou a 8,61 metros às 10h, informou a prefeitura. Já Rio do Sul teve o dia mais chuvoso em oito anos no sábado (18), segundo a Defesa Civil local (leia mais abaixo).
Blumenau
O município considera estado de enchente quando a cota do rio Itajaí-Açu passa de oito metros. Como não há mais quantitativo de chuva previsto para este domingo, segundo a Defesa Civil de Blumenau, a tendência é de que pico de elevação se estabiliza em 8,80 metros por volta das 14h.
Três famílias foram encaminhadas a um abrigo no bairro Itoupava Norte.
A Defesa Civil registrou oito chamados, sendo três por deslizamento de terra, três quedas de árvores, uma análise de risco e um alagamento. Não há feridos.
Leia também:
Cinco crianças e dois adultos ilhados são resgatados durante alagamento em SC
Rio do Sul
Outras cidades que ficam na bacia do rio Itajaí-Açu registraram problemas em decorrência do volume de chuva. O resultado disso foi a elevação do nível do rio em quase cinco metros e meio em 24 horas.
Rio do Sul, por exemplo, teve o dia mais chuvoso em oito anos no sábado (18), informou a Defesa Civil local. Foram 152,2 milímetros de chuva, superando o então recorde que foi em 4 de maio de 2022, com 99,8 milímetros.
O prefeito José Thomé anunciou, neste domingo, que deve decretar situação de emergência.
No município, cinco crianças e dois adultos precisaram ser resgatados de um casa com embarcação durante um alagamento na tarde de sábado. Com a ajuda da embarcação, as pessoas foram retiradas e levadas a local seco.
Trombudo Central
Em Trombudo Central , um motorista precisou ser resgatado após o carro dele cair no rio e ser levado pela correnteza. Segundo os bombeiros, a situação ocorreu após ele passar por uma área alagada.
O homem, de 59 anos, conseguiu sair do veículo, mas também foi arrastado. Os bombeiros o encontraram cerca de 100 metros do local em que foi arrastado. Ele foi levado ao hospital.
Bloqueio de rodovias
SC-114, km 297,7: trânsito em meia pista no trecho entre Lages e São Joaquim por causa de grande rachadura na pista.
SC-350, km 359,6: pista totalmente interditada na localidade conhecida como curva da antiga Olaria, acesso aos municípios de Rio do Sul a Ituporanga.
Outros estragos
Desde quinta-feira (16), equipe da Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) monitora a aproximação de chuvas persistentes e volumosas no estado.
No sábado (18), a Defesa Civil do estado contabilizou algumas ocorrências:
Blumenau: informa ocorrências pontuais, como queda de árvores e alagamentos devido um entupimento na rede pluvial.
Apiúna: Com as chuvas deste sábado, houve registro de queda de barreira em uma residência, sem feridos. A residência foi evacuada. Há também registro de alagamento de duas estradas no interior do município.
Botuverá: informações sobre queda de barreiras e alagamentos.
Além do Vale do Itajaí, em Florianópolis, as chuvas alagaram a obra de um hotel no bairro de Canasvieiras, causando danos no muro de divisa entre edificações e vazamento de gás, na madrugada de sábado.
Os bombeiros foram acionados e as pessoas que estavam no hotel foram realocadas em outro local pelo proprietário. Ninguém se feriu.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.