• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Relator aponta mentor dos crimes que podem cassar Cláudio Castro

Rio de Janeiro – O desembargador Peterson Barroso Simão, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), votou na sexta-feira (17) pela cassação do mandato e inelegibilidade por oito anos do governador carioca Cláudio Castro (PL) e do seu vice, Thiago Pampolha (MDB).

O que você precisa saber

  • Cassação e Inelegibilidade: Cláudio Castro (PL) e Thiago Pampolha (MDB) podem perder seus mandatos e declarados inelegíveis por oito anos.
  • Investigação: O relator dos processos, desembargador Peterson Barroso Simão, identificou desvios no Ceperj e na UERJ.
  • Envolvimento de Bacellar: O presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil), foi apontado como autor intelectual do esquema, beneficiando vereadores em Campos, parentes e aliados.
O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação da chapa do governador Cláudio Castro e do vice-governador Thiago Pampolha - Divulgação
O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação da chapa do governador Cláudio Castro e do vice-governador Thiago Pampolha – Divulgação

Desembargador aponta desvios no Ceperj e UERJ

O desembargador Peterson Barroso Simão, relator dos processos, também votou pela cassação e inelegibilidade do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil). Simão atribuiu a Bacellar o papel de autor intelectual do esquema no Ceperj, que envolvia repasses milionários a vereadores em Campos, sua base política.

“Distribuidora de dinheiro público”

De acordo com o colunista Lauro Jardim, do Globo, o ex-secretário de Governo de Castro entre 2021 e 2022 foi descrito como o “gênio do mal” que arquitetou o esquema. Na agência de Campos, aproximadamente R$ 12 milhões foram sacados na boca do caixa antes da interrupção da operação pelo Judiciário, caracterizada como uma “distribuidora de dinheiro público em ano eleitoral”.

Veja Também

■ TRE-RJ inicia julgamento que pode cassar governador Cláudio Castro
■ Quem assume o Rio se Cláudio Castro, Pampolha e Bacellar forem cassados?
■ MPF pede cassação de Claudio Castro, Pampolha e Bacellar

Irregularidades e punições no TRE-RJ

Os desvios no Ceperj e na UERJ resultaram no julgamento da cassação do governador Cláudio Castro e do vice Thiago Pampolha. Bacellar, apontado como mentor do esquema, também pode ser punido. O Judiciário interrompeu a operação, onde R$ 12 milhões foram sacados em Campos.

O post Relator aponta mentor dos crimes que podem cassar Cláudio Castro apareceu primeiro em Diário Carioca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.