• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Papelaria Universitária: investimento que se tornou realização

Proprietário da Papelaria Universitária, de Cuiabá, relembra como assumiu a gestão da tradicional loja

A entrada de Marcelo Dorileo, de 42 anos, no mercado papeleiro pode ser resumida como uma oportunidade de negócio. Ao adquirir, ainda em 2007, uma pequena papelaria de bairro em Cuiabá, no Mato Grosso, o empresário jamais imaginaria que iria se tornar proprietário de uma das maiores lojas da região, a Papelaria Universitária.

O primeiro estabelecimento de Dorileo ficava afastado da região central de Cuiabá. Com 36 m², a loja foi comprada como “forma de investimento”, segundo o empresário. “Na época eu trabalhava em outra empresa e tinha um sócio que já atuava nesse ramo. Em 2010, migramos para outro espaço maior no mesmo bairro, com cerca de 110 m². Um ano depois esse meu sócio deixou a papelaria e comecei a me dedicar mais à empresa. Fiquei sozinho por lá até 2018, até que surgiu uma grande oportunidade de vender a loja”, lembrou Marcelo.

O motivo da venda foi a possibilidade de adquirir a Papelaria Universitária, tradicional estabelecimento da cidade fundado em 1990. Dorileo é o quarto dono da loja e conta que viu a aquisição como oportunidade de aumentar o faturamento e ter um empreendimento localizado na região central da cidade.

“A Universitária tem esse nome por ficar ao lado da Universidade Federal de Mato Grosso. Ela foi fundada por um professor e ao longo do tempo foi passando na mão de outros donos. É uma loja bem conhecida, então vi como uma oportunidade única. Logo no início, investi no processo de reestruturação da empresa, com investimento na estrutura interna da loja”, disse o empresário.

Mesmo sendo um estabelecimento consolidado, Dorileo acredita que a Papelaria Universitária ainda pode crescer. É desejo do empresário que o negócio melhore ainda mais o mix de produtos, agregando novos segmentos aos itens oferecidos pela loja. Além disso, o empreendedor vê como plano de médio prazo o desenvolvimento de plataforma exclusiva para vendas digitais.

“Atualmente, nosso atendimento digital é feito pelo Whatsapp e pelo direct do Instagram. Nosso foco é o estado de Mato Grosso. Vendemos para todas as cidades via transportadora”, pontuou Dorileo. “É verdade que a pandemia acelerou muito a necessidade de atendimento digital. Atualmente temos três pessoas que trabalham exclusivamente por Whatsapp. Anteriormente, isso ficava pulverizado entre a equipe, mas tivemos que estruturar um setor específico para conseguir atender à demanda”, completou.

Com relação às mudanças do setor papeleiro nos últimos anos, Dorileo explica que busca se atualizar através de feiras ou monitorando concorrentes e indústrias do ramo nas redes sociais. “Conversamos muito com diversos representantes comerciais e ouvimos sempre a opinião dos nossos clientes. Nos últimos anos, as principais mudanças que percebemos foram a diminuição de produtos impressos padronizados. Além disso, percebo que os clientes estão cada vez mais informados e dispostos a pagar valores mais altos, buscando qualidade e conveniência”, refletiu.

Tendo como referência de empreendimento a Kalunga, Marcelo lembra que precisou cortar investimentos que vinham sendo feitos na melhoria da loja durante a pandemia. Com a melhora do cenário econômico, o empresário já planeja a abertura de uma nova filial da Papelaria Universitária e a expansão da marca para o interior do Mato Grosso. Para ele, trabalhar no ramo papeleiro é recompensador por possibilitar o crescimento de outras pessoas.

“Atualmente nosso segmento mais forte é o escolar, mas também temos bons resultados com linhas de artesanato e presentes. Gosto desse mercado porque ele trabalha com produtos que incentivam a educação, a criatividade e auxiliam na vida profissional das pessoas. É uma gama enorme de produtos que permitem dar flexibilidade e criar diferenciais para as empresas”, destacou o empresário.

A realização é tão grande que Dorileo garante que, se fosse abrir um novo empreendimento, ainda apostaria no mercado papeleiro. Na visão do gestor, o segredo é estar sempre se reinventando e buscando novas alternativas.

“Uma dica que eu daria para outros empresários, principalmente os iniciantes, é não se aventurar com algo que esteja na moda. Não é porque determinado produto deu certo em algum lugar que ele vai ser sucesso em todas as lojas. O segredo é sempre avaliar com calma se aquele item ou estratégia irá se adequar ao seu negócio. Depois disso é que o investimento pode ser feito”, afirmou o proprietário da Universitária.

Papelaria Universitária

De onde é: Cuiabá (MT)
Criada em: a papelaria existe desde a década de 1990, porém a nova gestão assumiu em setembro de 2019
Onde está presente: Mato Grosso
Equipe: 12 Pessoas
Área: 750 m²
Mix: material para escritório, artesanato, técnico, escolar, informática e presentes
Perfil do cliente: pequenas e médias empresas, estudantes, profissionais liberais, autônomos, pais com crianças em idade escolar e pessoas que desejam presentear
Tíquete médio: R$ 65,00
Itens oferecidos: material para escritório, artesanato, técnico, escolar, informática e presentes
O cliente da sua loja é: a razão de nossa existência, trabalhamos com vistas a entregar o maior valor possível a eles. Estão em nossa missão para não nos esquecermos desse nosso propósito
A vitrine precisa ter: novidades que chegaram à loja, sempre com a temática do mês
Melhores fornecedores: ACP, Acrilex, Canson, Dello, Pilot, Sertic e Tilibra
Produtos mais vendidos: linha em geral de escritório
Presença digital…
Site: www.papelariauniversitariamt.com.br
Instagram: @papelaria.universitaria
Facebook: @universitarianaweb
Whatsapp: (65) 98445-9116

O post Papelaria Universitária: investimento que se tornou realização apareceu primeiro em Revista da Papelaria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *