• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Tesouro Direto: juro de prefixado sobe para 11,81% com “prévia” do PIB do Brasil e fala de Powell

Os juros dos títulos do Tesouro Direto operavam majoritariamente em alta na sessão desta sexta-feira (19). Investidores reagem ao pronunciamento de Jerome Powell, presidente do Federal Reserva (o banco centro dos EUA) e ao IBC-Br de março.

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia de desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, caiu 0,15% em março na comparação com fevereiro, informou nesta sexta-feira (19) o Banco Central do Brasil. O resultado veio acima do consenso Refinitiv de analistas, de queda de 0,3%.

O indicador “confirma que o primeiro trimestre promete um crescimento forte, o que levanta dúvidas no curto prazo sobre o momento do primeiro corte da Selic”, afirma Luciano Costa, economista-chefe e sócio da Monte Bravo Investimentos.

Lá fora, investidores voltaram a apostar em manutenção dos juros na próxima reunião do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) após falas de Jerome Powell. Pela manhã, a plataforma do CME Group mostrava 37,9% de probabilidade de aumento de 25 pontos-base, às 15h50, esse número caiu para 18,5%.

O chair do Fed disso que a taxa básica de juros “pode não precisar subir tanto quanto precisaria” por causa dos efeitos dos recentes problemas do setor bancário.

Ainda nos Estados Unidos, a negociação sobre o aumento do teto da dívida do país parece estar avançando. O presidente da Câmara, Kevin McCarthy, disse ontem estar confiante de que um acordo pode ser fechado na próxima semana.

No Tesouro Direto, a maior parte dos títulos tinha queda na comparação com a última atualização da véspera. Destaque para o Tesouro Prefixado 2029, que pagava 11,81% ao ano ante 11,76% ontem. O prefixado mais longo, com vencimento em 2033, tinha rentabilidade anual de 11,87% contra 11,83% de ontem.

Já o Tesouro IPCA+ 2032 tinha rentabilidade real de 5,60% após entregar 5,57% na véspera. A taxa do Tesouro IPCA+ 2055 subia de 5,78% para 5,80%.

As exceções às altas eram as taxas do Tesouro Prefixado 2026 e Tesouro IPCA+ 2035, que caíam 0,01 ponto percentual.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na tarde desta sexta-feira (19):

O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse nesta sexta-feira que os efeitos posteriores dos recentes problemas do setor bancário retiram alguma pressão do banco central dos Estados Unidos para aumentar os juros.

Condições de crédito mais apertadas significam que “nossa taxa básica de juros pode não precisar subir tanto quanto precisaria para atingir nossas metas”, disse Powell em uma conferência do banco central em Washington.

O indicador de março veio acima das projeções e mostra atividade econômica forte no Brasil. Ontem, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a Secretaria de Política Econômica está revisando o crescimento do PIB de 2023 de 1,6% para aumento de 1,9%.

Em relação a março de 2022, o IBC-Br teve crescimento de 5,46%.No trimestre encerrado em março, o indicador subiu 2,41% ante o trimestre anterior. Em relação ao mesmo trimestre de 2022, houve alta de 3,81%.

Com os dados divulgados hoje, o IBC-Br acumula alta de3,31% em 12 meses.

O ministro da Fazenda disse ontem que a queda da Selic é questão de tempo. Ele ainda afirmou que o arcabouço fiscal e a reforma tributária devem ajudar o governo federal a zerar o déficit primário em 2024. As declarações foram feitas em entrevista à CNN.

O relator do novo arcabouço fiscal, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), afirmou nesta quinta-feira, 18, ser “absolutamente fantasiosa” a informação de que o relatório do novo arcabouço fiscal abre brecha para ampliar as despesas em cerca de R$ 80 bilhões adicionais nos próximos dois anos, como calculou o mercado financeiro.

“Isso não é verdade. Quem está colocando isso está deturpando os fatos, causando ruído indevido. Em momento nenhum existe qualquer ação nesse meu relatório que coloca R$ 80 bilhões a mais. É absolutamente fantasiosa essa informação”, disse o deputado a jornalistas.

++ Notícias

  • Tesouro Direto hoje: Tesouro Prefixado 2029 perde posto de mais rentável em 2023; outro título já rendeu 11,4%

  • Tesouro Direto: piso dos prefixados cai a 11,29% com “prévia” do PIB do Brasil e dívida dos EUA em foco

  • Tesouro Direto hoje: Juro real do Tesouro IPCA+ 2045 renova mínima de 6 meses; título salta 18% após fundo em 2023

  • Futuros de NY e Europa sobem com progresso em negociação do teto da dívida dos EUA; falas de Powell e Campos Neto, prévia do PIB no Brasil e mais

  • Ibovespa busca manter os 110 mil pontos após prévia do PIB e à espera de Powell, Haddad e negociações da dívida dos EUA; PETR4 e dólar sobem, VALE3 recua

O post Tesouro Direto: juro de prefixado sobe para 11,81% com “prévia” do PIB do Brasil e fala de Powell apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *