• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Leite inflama? Dá espinha? Saiba o que é mito e o que é verdade


Processo de produção de leite na fazenda ajuda a explicar algumas das queixas de pessoas com o alimento. Com certeza você já ouviu falar (ou falou) a seguinte frase: “leite inflama e dá espinha”. Geralmente seguida dessa, para justificar o motivo do leite supostamente fazer mal: “o ser humano é o único mamífero que bebe leite na vida adulta”.
Bem, vamos começar pela frase mais fácil de explicar: o ser humano também é o único mamífero que consegue tirar o leite de outros animais para consumo próprio! É um alimento rico em proteína de qualidade, cálcio e uma série de vitaminas; por isso pode ser muito útil na nutrição de um adulto.
Agora a parte mais difícil, sobre o efeito do leite no corpo, é um pouco mais complicada. Entenda a seguir.
Leite é inflamatório? Não existem evidências de que o leite cause inflamação no organismo e, segundo alguns estudos indicam, esse produto e derivados podem até mesmo ter algum efeito anti-inflamatório, segundo Luis Gustavo Mota, nutricionista do Hospital do Coração (Hcor).
Leite dá espinha? Também não existem evidências que liguem o leite ao aparecimento de acne, de acordo com Eliana Bistriche Giuntini, nutricionista e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (USP). O problema está associado a várias causas, como genética, hormônios, uso de medicamentos e infecções, entre outros.
Mas por que eu, sem alergia ou intolerância à lactose, tomo leite e fico com gases e barriga inchada? Algumas pessoas podem ter esses sintomas e outros, confundidos com “inflamação”, por terem dificuldade em digerir a proteína do leite mais fácil de encontrar no mercado, que vem de vacas com o gene A1A2 ou A1A1, explica Paulo Henrique Fonseca da Silva, bioquímico do departamento de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O nutricionista Gustavo Mota afirma que a dificuldade de digerir esse tipo de leite não é necessariamente uma alergia.
Então qual é o melhor leite para digestão? Alguns estudos sugerem que o leite A2, gerado por vacas com o gene A2A2, pode ser o de mais fácil digestão. Esse leite não tem a proteína beta-caseína A1, que produz a substância que pode causar desconfortos depois da ingestão.
Leite A2 é indicado para quem é alérgico ao leite “comum” ou intolerante à lactose? Não, o leite A2 também tem lactose e pode causar os mesmos efeitos ruins em quem tem alergia aos outros tipos de leite. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe propagandas que sugerem ou indicam que o leite A2 é o ideal para quem tem alergia. “Qualquer restrição ou exclusão alimentar só deve ser feita sob recomendação de um nutricionista ou médico”, ressalta Sizele Rodrigues, nutricionista da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo.

Tipos de leite
No mais recente episódio da série especial “De onde vem o que eu como”, o g1 tirou outras dúvidas comuns sobre o leite. No vídeo abaixo, entenda como os cuidados na fazenda e processamento definem os tipos de leite: A, A2 ou intermediário.
De onde vem o leite
Independentemente do tipo, regras rígidas do processamento valem para todos os leites
Luísa Rivas/Arte g1
Leite cru faz mal?
Em outro vídeo da série, o g1 explicou por que o leite cru, direto da vaca, pode fazer mal à saúde e transmitir até tuberculose. A reportagem ainda ensina como ferver esse leite para deixá-lo o mais seguro possível e o motivo do leite industrializado ser o mais indicado.
Por que beber o leite cru, que vem direto da vaca, é proibido no Brasil
De onde vem: leite em fotos
LEIA TAMBÉM:
DE ONDE VEM: veja todos os vídeos da série especial do g1 sobre o agro
PODCAST: série “De onde vem” também está em áudio; escute os episódios
GENTE DO CAMPO: conheça quem produz os alimentos que chegam até você
Mais da série ‘De onde vem’…
Limão
Limão-taiti não é limão de verdade; entenda a diferença no vídeo abaixo:
De onde vem o que eu como: limão
Açaí
Açaí sai da Amazônia, vira prato no Pará e sobremesa nas regiões Sul e Sudeste:
g1 explora a rota do açaí desde floresta na Amazônia até fábrica em SP
Morango
g1 foi à capital do morango para explicar por que ele não é fruta:
De onde vem o que eu como: morango
Azeite
Caroço da azeitona também tem azeite e oliveira só dá frutos quando passa frio:
De onde vem o azeite
Banana
Sabia que ela tem coração e família?
De onde vem o que eu como: banana

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *