• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Menino que morreu atropelado em frente à escola dá nome a projeto de lei que propõe mais segurança na saída das unidades de ensino


Davi Cruz Garcia de dois anos morreu atropelado por um ônibus após uma apresentação de Dia das Mães em uma escola em São Vicente, no litoral de SP. A mãe se emocionou como o projeto e exaltou a iniciativa: ‘Irá salvar outras vidas’. Davi dará nome ao projeto de lei sobre segurança no trânsito em São Vicente
Arquivo Pessoal/Fernanda Karoline da Cruz
Um vereador de São Vicente, no litoral de São Paulo, apresentou um projeto de lei que pretende tornar obrigatória a instalação de grades de proteção e faixas de pedestres elevadas [como lombadas] em frente às unidades escolares da cidade. O PL 65/2023 foi pensado após um menino de dois anos morrer atropelado por um ônibus na saída da escola, depois de uma apresentação de Dia das Mães.
A proposta do parlamentar Tiago Peretto (PL), se aprovada, será conhecida como ‘Lei Davi Cruz Garcia’. De acordo com o autor do texto, o objetivo do PL 65/2023 é proporcionar maior segurança aos estudantes, pais e funcionários, além de gerar acessibilidade aos demais pedestres.
Ao g1, o vereador lembrou que diversas escolas da cidade ficam em avenidas muito movimentadas, o que requer atenção das autoridades. “O que aconteceu com o menino Davi foi uma fatalidade. Diante disso, coloquei o projeto de lei ‘Escola Mais Segura’ em nome dele”, explicou.
A assistente administrativa Fernanda Karoline da Cruz, de 28 anos, é mãe de Davi e presenciou o acidente que tirou a vida do filho. Ela se disse emocionada com a iniciativa do parlamentar, pois acredita que o projeto poderá mudar a vida de outras crianças.
“Tudo o que aconteceu não foi por acaso. Muitas mães me procuraram e disseram que, por muito pouco, não aconteceu o mesmo com elas [de perderem os filhos dessa forma]. Receber essa homenagem e garantir que nenhuma mãe precise sentir a dor que estou sentindo faz com que a morte do meu filho não tenha sido em vão. É uma coisa tão simples que, se já existisse, com certeza teria salvado a vida do meu filho”, disse.
Para ela, o projeto de lei não apenas homenageia o filho, mas lhe dá forças para seguir em frente após a tragédia, pois terá “a paz de que as crianças estarão seguras”. Fernanda diz que o vereador apresentou a ideia da lei com o nome de Davi no dia da missa do menino. “Me emociona muito. Eu tenho certeza que [a lei, se for aprovada] irá salvar outras vidas”, finaliza.
Davi Cruz Garcia morreu na noite do último dia 9, quando foi atingido por um ônibus
Arquivo Pessoal/Fernanda Karoline da Cruz
Próximos passos
Em nota, a Câmara Municipal de São Vicente informou que o projeto de lei segue em tramitação interna, tendo de ser aprovado pelas comissões de Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Assuntos Metropolitanos; e Educação, Saúde, Assistência Social, Direitos Humanos, Criança, Adolescente, Juventude, Cultura, Turismo e Esporte.
Cada uma tem o prazo de até 10 dias para emitir um parecer e dar sequência à tramitação. No entanto, o processo pode ser mais rápido, a depender das decisões de cada comissão. “Caso seja aprovado, o texto segue para sanção ou veto do Executivo. Este, por sua vez, tem um prazo legal de 15 dias para devolver o documento à Câmara”, disse a Câmara, em nota.
Relembre o caso
Davi Cruz Garcia morreu na noite do último dia 9, quando foi atingido por um ônibus na saída de uma escola na Avenida Presidente Wilson, no Centro de São Vicente. Ele tinha acabado de participar de uma atividade em homenagem ao Dia das Mães.
Segundo Fernanda, a criança estava com ela dentro da unidade escolar esperando um carro de aplicativo, quando Davi correu para a calçada, que tem uma rampa e o fez acelerar para a rua, sem dar tempo de ninguém conseguir alcançá-lo.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *