• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Nova política de preços da Petrobras divide opiniões

Depois do anúncio feito pelo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, de uma nova política de preços dos combustíveis, que deixa de seguir somente o mercado internacional, a decisão dividiu opinião de economistas. Um ponto em comum, no entanto, é que faltam informações sobre o cálculo dos preços. 

De acordo com Jean Paul Prates, agora a estatal vai observar preços de outros fornecedores e as características da estatal, que podem gerar vantagens competitivas. O modelo vai considerar a participação da Petrobras e o preço em cada mercado e região. É esperada uma queda de R$ 0,40 no preço da gasolina.  

O economista e professor da UnB César Bergo diz que a Petrobras tem condições positivas, como a produção de petróleo e a grande margem de lucro. No entanto, ele acredita que falta transparência sobre os parâmetros para definição dos preços. 

Para ele é um risco que deve ser avaliado nos próximos meses. 

O economista Eric Gil Dantas, do Observatório Social do Petróleo, elogiou o fim da política de paridade de importação. Por outro lado, ele diz que os novos parâmetros não garantem que os preços vão ficar menores do que antes. 

A Federação Única dos Petroleiros afirmou que a alteração da política de preços da Petrobras é um “pesadelo que chegou ao fim”. 

A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis afirmou que, por enquanto, acompanha o anúncio da Petrobras e que vai analisar as novas práticas da empresa. 

Economia Brasília 20/05/2023 – 09:12 Raquel Mariano/ Renata Batista Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional Petrobras Combustíveis sábado, 20 Maio, 2023 – 09:12 132:00

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *