• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Dois bares de Juiz de Fora recebem ‘Pint of Science’ nesta semana: confira a programação


Festival que leva ciência para as mesas de bar será realizado na terça-feira (23) e na quarta-feira (24). Pint of Science, o maior festival de divulgação científica mundial, será realizado em Juiz de Fora
Divulgação
Juiz de Fora volta a receber, na terça-feira (23) e na quarta-feira (24), uma nova edição do “Pint of Science”.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O evento busca discutir a ciência longe de laboratórios, salas de aula ou ambientes formais, usando bares como local de bate-papo com os pesquisadores.
Na edição 2023 serão discutidos temas como inteligência artificial, mudanças climáticas, jogos, arte e criatividade.
Os encontros serão no Experimental e no Bar do Luiz, das 19h às 21h. Serão duas discussões a cada noite de evento. Confira a programação:
Terça-feira (23):
– Experimental: “Direito e inovação: internet é terra sem lei?”
Conduzido pelos pesquisadores Sérgio Negri e Carolina Giovanini. Sérgio é doutor em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), professor adjunto do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito da UFJF e integrante do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito e Inovação, também na UFJF.
Carolina Giovanini é mestranda em Direito e Inovação pela UFJF, com pesquisa voltada para o Marco Civil da Internet, focando na intersecção entre direito e inteligência artificial.
– Bar do Luiz: “Clima urbano e mudanças climáticas: duas escalas que se inter-relacionam”
Conduzido pelos pesquisadores Cássia de Castro Martins Ferreira e Thiago Pereira da Silva. Cássia é doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e coordena o Laboratório de Climatologia da UFJF. Já Thiago é doutor em Ecologia e pesquisador colaborador no Laboratório de Biologia Celular da UFJF.
Ambos vão conversar sobre a relação entre o clima urbano e as mudanças climáticas em diferentes escalas, desde o estudo das células até a formação de nuvens. Também será abordada a possível relação entre as mudanças climáticas e o crescimento de tumores, além de promover uma discussão sobre os limites tecnológicos e da própria natureza no estudo de fenômenos em escalas pequenas e grandes.
Quarta-feira (24)
– Experimental: “Os robôs e o futuro da criatividade”
Com os pesquisadores Ely Edison da Silva Matos e Luiz Castelões. Luiz Castelões é professor do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF, além de premiado por seu trabalho como compositor. Seu companheiro de Pint, Ely Edison é doutor em Linguística, integrante do laboratório FrameNet Brasil e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF.
Os convidados conversarão sobre inteligência artificial, linguagem humana e produção artística.
– Bar do Luiz: “Jogos e tecnologias: vilões ou mocinhos?”
Com as pesquisadoras Letícia Perani Soares e Ana Carolina Guedes Mattos. Letícia é professora adjunta do Instituto de Artes e Design (IAD-UFJF) e discutirá como os jogos e as tecnologias digitais podem ser utilizados de maneira produtiva e crítica, além das relações com os jovens e suas linguagens.
Ana Carolina é doutoranda em Educação pela UFJF e traz os desafios enfrentados pelos educadores na utilização de tecnologias e a reflexão crítica sobre o uso de telas na escola, entre outros.
‘Pint of Science’
Somente no Brasil, o evento acontecerá de forma simultânea em 120 cidades. A expectativa de público para 2023 é de 20 mil pessoas, superando a média de participantes dos anos anteriores.
Ao todo, serão mais de 600 pesquisadores e especialistas, que discutirão tópicos relevantes de diversas áreas do conhecimento, como biologia, química, física, matemática, política, direito e tecnologia.
A organizadora em Juiz de Fora, Bárbara Almeida, frisa que o evento “possibilita que as pessoas tenham a oportunidade de esclarecer suas dúvidas diretamente com quem faz ciência, tendo a oportunidade de estar mais próximo do ambiente acadêmico, mas de maneira informal. E com tudo isso regado à boa comida e boa bebida”.
Os detalhes podem ser conferidos no site oficial do evento, o pintofscience.com.br.
LEIA TAMBÉM:
ENSINO: UFJF abre inscrições para o preenchimento de mais de 800 vagas ociosas na graduação
EDUCAÇÃO: UFV abre inscrições para o preenchimento de vagas ociosas na graduação
VISÃO COMUM: G7 defende que Inteligência Artificial siga regras globais alinhadas com ‘valores democráticos’
📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata
📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram
📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *