• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Brechó, botox e mais: holding de Semenzato chega a 5.000 lojas e quer aportar R$ 200 mi em franquias

Com 15 redes no portfólio e expectativa de 8 bilhões de reais em vendas nas franquias, o grupo SMZTO tem fundo de R$ 200 milhões para novas aquisições

O Grupo SMZTO, uma holding de franquias fundada por José Carlos Semenzato, celebra a inauguração de sua loja número 5.000 nesta quinta-feira, dia 9. A mais recente unidade pertence à rede de brechós Peça Rara e está situada na Vila Clementino, na zona sul de São Paulo.

No ano de 2023, o grupo já comercializou 780 unidades, das quais 750 já estão em operação. Além da expansão da rede de brechós, que cresceu para 90 lojas e dobrou o número de unidades este ano, a OdontoCompany, a maior franquia odontológica do país, e a rede de estética facial Royal Face se destacam entre as 15 redes em que o grupo investe.

A SMZTO foi fundada em 1991, inicialmente criando empresas do zero, como a Microlins e o Instituto Embelleze. Em uma segunda fase, o grupo investiu em empreendimentos menos maduros que precisavam de capital, como a OdontoCompany e a Espaçolaser.

Na terceira fase, o filho de Semenzato, Bruno Semenzato, assumiu a liderança da empresa e passaram a investir em redes maduras que necessitam acelerar sua expansão.

O grupo agora possui um portfólio diversificado, o que permite que diferentes segmentos impulsionem o crescimento, mesmo que em ritmos diferentes.

Recentemente, o grupo realizou uma nova rodada de captação, resultando em um fundo de 200 milhões de reais. Pelo menos cinco novas marcas estão planejadas para receber investimentos nos próximos anos. O grupo busca empresas de serviços no setor de franquias que tenham franqueados bem-sucedidos, sócios fundadores de qualidade e, é claro, sejam lucrativas.

José Carlos Semenzato destaca que o diferencial da SMZTO é o tamanho das redes que buscam investir, já que muitas empresas bem estruturadas com potencial de escala não estão no radar dos grandes fundos de private equity, que realizam aportes a partir de 200 milhões de reais. Os investimentos da SMZTO variam entre 10 milhões e 40 milhões de reais.

No primeiro semestre de 2023, o mercado de franquias brasileiro cresceu 15% e atingiu um faturamento de 105 bilhões de reais.

Para 2024, a holding prevê um cenário semelhante ao de 2023, com algumas melhoras. Esperam encerrar o ano com um crescimento entre 14% e 17%, almejando um faturamento de 9,4 bilhões de reais, embora reconheçam que o cenário macroeconômico atual, com altas taxas de juros, inflação e inadimplência, apresente desafios. A empresa prepara um orçamento conservador e espera uma possível melhora no mercado consumidor e uma maior estabilização do varejo pós-pandemia, mas reconhece a incerteza em relação à taxa de juros.

Fonte: Exame

O post Brechó, botox e mais: holding de Semenzato chega a 5.000 lojas e quer aportar R$ 200 mi em franquias apareceu primeiro em BizNews Brasil :: Notícias de Fusões e Aquisições de empresas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1