• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Natal deve movimentar R$ 69 bilhões este ano

As vendas de Natal, principal data comemorativa para o comércio, devem aumentar 5,6% em relação ao ano passado. A previsão é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que aponta que a data deve movimentar quase 69 bilhões de reais. É o maior crescimento em quatro anos, embora ainda esteja em níveis abaixo do período pré-pandemia.

Entre os destaques deste ano estão o setor de hiper e supermercados, liderando a movimentação financeira, com 38,6% do volume total de vendas. Em seguida estão vestuário, calçados e acessórios e lojas de artigos de uso pessoal.

O economista da CNC responsável pela pesquisa, Fabio Bentes, aponta os fatores que levaram a esse resultado.

“A taxa de desemprego, por exemplo, tem recuado, isso ajuda o varejo. As taxas de juros têm cedido também, isso ajuda determinados segmentos do comércio. E a taxa de câmbio. O Natal é uma data comemorativa bastante dolarizada, e sempre que a taxa de câmbio recua isso favorece as importações”, explica Bentes.

A CNC aponta ainda que presentes mais caros, como televisões e computadores, tiveram redução de preço de em média 9,4%, na comparação com o ano passado. O preço dos celulares também caiu 5,9%.

Entre os estados com maiores projeções de vendas estão São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Economia Televisões, computadores e celulares estão mais baratos Rio de Janeiro 14/12/2023 – 20:53 Tâmara Freire / Fran de Paula Carolina Pessoa – repórter da Rádio Nacional Natal comércio projeção de vendas quinta-feira, 14 Dezembro, 2023 – 20:53 92:00

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1