• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Foto da Chapada dos Veadeiros premiada internacionalmente levou 1 ano para ser produzida, diz fotógrafo


Fotógrafo afirma que os prêmios são importantes para o reconhecimento da beleza da Chapada dos Veadeiros. Márcio Cabral conta como foi o processo para conseguir tirar a foto. Pandora 360 foi tirada pelo fotógrafo árcio Cabral no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás
Reprodução/Redes Sociais
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás, foi cenário para uma foto que venceu dois concursos internacionais e foi finalista em um dos prêmios mais importantes da fotografia no mundo. Ao g1, o fotógrafo Márcio Cabral conta que levou um ano se preparando para fazer o registro e afirma que os prêmios são importantes para reconhecer a beleza da chapada.
“Eu tive que esperar a hora perfeita. Foi todo um estudo, muito planejamento e dedicação para fazer a foto. É uma satisfação vencer os prêmios”, comemorou.
Márcio contou ao g1 que visita a Chapada dos Veadeiros há mais de 20 anos. “Eu fui a primeira vez aos 14 anos e me apaixonei, vou todos os anos”, revelou. Segundo o fotógrafo, nesse tempo, ele pôde conhecer diversas regiões da chapada e, inclusive, fazer amizade com moradores locais para visitar regiões onde os turistas não frequentam.
LEIA TAMBÉM:
CONHEÇA: Chapada dos Veadeiros é um dos dez destinos que os brasileiros têm maior interesse em visitar
Chapada dos Veadeiros tem complexo de cachoeiras com água cristalina
‘Indescritível’: Turistas percorrem 11 km de trilha e se encantam com visitação noturna da Chapada dos Veadeiros
Em uma dessas visitas, Márcio encontrou um campo onde nasce uma espécie rara da paepalanthus, planta popularmente conhecida como chuveirinho. Na foto, elas são as flores brancas em primeiro plano que parecem fogos de artifícios. Ele revelou que há 10 anos faz fotos no local e, nesse tempo, percebeu que precisava esperar um ano para conseguir fazer o registro.
“O crescimento do chuveirinho depende das queimadas. Se pegar fogo esse ano, no próximo nasce pouco. Então, tive que esperar um ano que não teve incêndio para, no outro, fazer a foto”, disse.
Intitulada ‘Pandora’, em referência ao cenário do filme de ficção científica ‘Avatar’, de James Cameron, a foto foi tirada em junho de 2022. “Na foto, eu simulo uma biofluorescência nas plantas, que ficaram parecidas com as do planeta Avatar”, explica. O fotógrafo ressalta que a biofluorescência não é natural, mas um trabalho dele, que usou uma frequência de luz específica para criar esse cenário.
“Teve gringo que veio para a chapada achando que iria encontrar a planta brilhando à noite. Lá é totalmente escuro, eu usei uma lanterna especial para criar esse efeito da biofluorescência”, conta.
Fotógrafo Márcio Cabral conta que levou um ano se preparando para fazer o registro
Reprodução/Redes Socias
Além da luz, Márcio revelou que foram mais de duas horas para conseguir fazer a foto. Ele contou que existe uma estrada próxima ao local e precisou esperar o momento em que não passavam carros, pois a luz do farol iria deixar a foto “estourada”. Após isso, ele ainda afirma que teve muita paciência para esperar não ter ventos para as plantas ficarem paradas e a câmera não perder o foco.
“Até chegar ao local, esperar não ter carros na estrada para ficar totalmente escuro e não ter ventos são quase duas horas, é muito difícil”, afirma.
Márcio estudou a região um ano antes para ver se teve queimadas, esperou as plantas crescerem, os carros pararem de passar e ainda escolheu uma época de poucos ventos e nuvens. Porém, para deixar a foto ainda mais bonita, estudou as estrelas e as fases da lua. “Estudei a época certa em que a Via Láctea estaria alinhada em cima do morro e ainda precisava ser na lua nova”, detalhou.
O fotógrafo usou uma câmera especializada para astrofotografia e, segundo ele, foram necessárias 18 capturas para, enfim, chegar ao resultado final. “São 40 minutos de execução das fotos”, afirmou. Após todo esse trabalho, Márcio criou o projeto que ele chama de “obra-prima Pandora 360º”, em que é possível ver uma fotografia panorâmica e em 360º, que permite a imersão pela paisagem.
Pandora 360º permite a imersão pela paisagem da Chapada dos Veadeiros
A foto de Márcio foi finalista na categoria Open – Natural World & Wildlife do prêmio Sony World Photography Awards, um dos mais importantes da fotografia no mundo. Também venceu na categoria Vida Vegetal do concurso The Nature Photography Contest de 2023 e conquistou o título VR Photographer of the Year (VR/360) do Epson International Pano Awards 2023.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
📱 Participe dos canais do g1 Goiás no WhatsApp e no Telegram.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1