• https://www.paraquemdoar.com.br

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

VÍDEO: Veado-mateiro é atropelado em Blumenau e resgate mobiliza bombeiros de folga

Um Veado-mateiro mobilizou bombeiros de folga na manhã desta terça-feira (20), na rua Hermann Huscher, no bairro Garcia, em Blumenau. O animal silvestre nativo do Brasil foi atropelado e encaminhado para o Hospital Veterinário da Furb (Universidade Regional de Blumenau), mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Veado-mateiro foi atropelado na manhã desta terça-feira em Blumenau e morreu

Animal exótico é atropelado em Blumenau e resgate mobiliza bombeiros de folga – Foto: Vale dos Pets/Reprodução/ND

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, os socorristas de folga encontraram o animal e chamaram a PMA (Polícia Militar Ambiental). O animal foi conduzido ao Hospital Universitário Veterinário por agentes da GMT (Guarda Municipal de Trânsito).

A motorista do veículo que atingiu o animal silvestre, conforme informações do portal de notícias Vale dos Pets, prestou socorro e permaneceu na cena até o transporte do animal ao veterinário.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Vale dos Pets (@valedospets.oficial)

Sobre o Veado-mateiro

O biólogo Jackson Preuss, que atua como professor e pesquisador na Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), explica que a aparição da espécie Mazama americana, nome científico do Veado-mateiro, é rara, pois os animais preferem ambientes florestais.

“É uma espécie que não se conhece muito sobre as características, existem muitos dados insuficientes. O peso varia bastante, entre dois até 60 kg. O animal se alimenta, basicamente, de brotos, restos de frutas e alguns tipos de plantas”.

Ainda conforme o biólogo, diante dos dados insuficientes da espécie, não é possível afirmar se o animal corre risco de extinção. Ao Portal ND Mais, o biólogo Jackson Preuss comenta que a espécie não representa riscos para a população.

“Infelizmente, o crescimento populacional e ocupação urbana em ambientes florestais, tem colocado em risco essas espécies. É um animal que tem sido cada vez menos observado em ambientes naturais. O animal sofre muito pela perda do habitat natural e também caça. Outro fator que ameaça muito essa espécie, são justamente os atropelamentos. São animais que se deslocam em uma velocidade bem grande e que torna muita vezes difícil evitar o atropelamento”, acrescenta o biólogo.

O que fazer se encontrar um animal silvestre?

A orientação da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade em caso de encontrar um animal silvestre machucado é, primeiramente, entrar em contato imediato com a central de atendimento da Polícia Militar Ambiental através dos telefones (47) 3378-8480 ou (47) 3378-8477, responsável pelo resgate do animais na cidade de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1