• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Programa de sustentabilidade permite trocar materiais recicláveis por alimentos em Curitiba

programa-de-sustentabilidade-permite-trocar-materiais-reciclaveis-por-alimentos-em-curitiba

Em 2023, foram entregues mais de três mil toneladas de material. Quatro quilos de resíduos recicláveis dão direito a um quilo de frutas, verduras e legumes. A sustentabilidade ambiental pode virar alimento para famílias de Curitiba . Um programa chamado Câmbio Verde permite a troca de materiais recicláveis – como papel, papelão, vidro, sucata ferrosa e não ferrosa – por frutas, verduras e legumes.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A cada troca, os moradores podem trazer até 200 quilos de materiais recicláveis. E, pela regra, quatro quilos de recicláveis dão direito a um quilo de frutas, legumes e verduras.
Além disso, o programa também aceita óleo de cozinha usado, desde que armazenado em garrafas PET de 2 litros. Neste caso, quatro litros de óleo utilizado podem ser trocados por 1 kg de produtos hortifrutis.
Dona Maria é participante do programa há mais de três décadas e conseguiu trocar 60 quilos de alimentos. De acordo com ela, uma parte dos alimentos é usada por ela mesma, enquanto o restante é doado aos vizinhos.
“Para mim, isso é um compromisso que estou cumprindo com prazer, pois gosto de ajudar e nada me impedirá de continuar enquanto tiver energia. Vamos seguir em frente”, declara Dona Maria.
O projeto é realizado pela Prefeitura de Curitiba e está presente em 103 pontos pela cidade.
LEIA TAMBÉM:
CONFIRA O CALENDÁRIO DE 2024
Fofura: Após 10 anos farejando drogas, cão policial é adotado por casa que acolhe menores com dependência química e ajuda em tratamentos
Educação: Em seis anos, procura por cursos de licenciatura cai 74% em universidades públicas do Paraná
Crime: Idoso e homem são mortos a tiros após grupo armado invadir campo de futebol, em Quatro Barras
As informações sobre endereços e horários do programa podem ser encontradas no site oficial da prefeitura.
No ano de 2023, mais de três mil toneladas de materiais foram distribuídos. Os itens trocados são destinados às cooperativas de catadores de materiais recicláveis que são autorizadas pela prefeitura.
As frutas, legumes e verduras são adquiridos de cooperativas ligadas à agricultura familiar.
Segundo a gerente de limpeza urbana, Eliane Chiuratto o programa atende todos os pilares da economia, social e ambiental.
“É benefício pra todos, para os agricultores, para os catadores de materiais recicláveis e população que tem um incremento na sua alimentação”, explica a gerente.
Leia mais notícias do estado em g1 Paraná

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1