• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Google aprimora Wear OS com OnePlus para incrível autonomia da bateria do Watch 2

Os smartwatches possuem modos inteligentes há anos, nos quais os fabricantes prometem longa duração da bateria juntamente com acesso a diversos recursos. O desafio desses modos é que frequentemente oferecem o máximo de funcionalidades com desempenho mínimo, resultando em um smartwatch menos eficiente para manter a vida útil da bateria prometida. Para o OnePlus Watch 2, a promessa é de até 100 horas de bateria, mantendo a inteligência do dispositivo.

Em colaboração com o Google para o Wear OS, o OnePlus Watch 2 utiliza a interface híbrida do sistema operacional para alternar de forma inteligente entre dois processadores: um microcontrolador (MCU) de baixo consumo de energia e um potente processador de aplicativo (AP), o Snapdragon W5. Essa abordagem permite ao relógio alternar entre o uso do AP e do MCU de acordo com a tarefa, otimizando a eficiência energética.

Na prática, isso significa que o relógio não precisa acionar o processador de aplicativo para lidar com notificações simples, que podem ser gerenciadas pelo MCU. Essa dinâmica contribui significativamente para estender a vida útil da bateria, sendo capaz de responder rapidamente a interações remotas, por exemplo.

Wear OS – Interface de sistema operacional híbrido

O Google também espera que essa interface híbrida melhore o rastreamento de exercícios, o reconhecimento automático de atividades esportivas e o monitoramento de dados de saúde em geral. Além disso, é possível executar mostradores de relógio, aproveitando a renderização no MCU para economizar bateria, permitindo assim um menor consumo de energia pelo AP.

Embora pareça complexo e exija um design de chip duplo como o adotado pelo OnePlus, é muito positivo ver o Google integrar essa tecnologia em seu sistema operacional. Testando o OnePlus Watch 2 há alguns dias, é notável como a experiência funciona sem que seja possível detectar qual processador está ativo, indicando que a interface híbrida mantém o dispositivo operando sem comprometer a eficiência. O relógio conseguiu manter-se funcionando por dias seguidos com diversas funcionalidades utilizadas, como tela sempre ativa, acompanhamento de treino e sono, e notificações ativas.

Embora o mercado de dispositivos Wear OS tenha reduzido, o Google continua a aprimorar seu sistema operacional para dispositivos vestíveis. Inovações como essa podem atrair mais fabricantes de relógios inteligentes interessados em explorar novamente essa plataforma.

// Blog de desenvolvedores Android

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1