• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Cetesb constata lançamento irregular de resíduos em trecho do Rio Piracicaba após alteração de cor nas águas do manancial


Morador, que preferiu não ser identificado na reportagem, notou que água saía marrom do prédio da Boyes e desaguava no Rio Piracicaba nesta terça-feira (28). Trecho do Rio Piracicaba apresenta água com coloração diferente nesta terça-feira (28)
Arquivo pessoal
Após verificar alteração na coloração no leito do Rio Piracicaba (SP) na altura da região da Ponte Pênsil, em Piracicaba (SP), na manhã desta quarta-feira (28), técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) inspecionaram local. Segundo a agência, foi constatado o “lançamento irregular das águas de lavagem do decantador” de estação de tratamento de esgoto.
Consultado pelo g1, o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba, afirmou que nenhum procedimento foi registrado nesta quarta-feira que pudesse provocar alterações na água do Rio Piracicaba. – Leia mais detalhes, abaixo.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Um morador, que preferiu não ser identificado na reportagem, costuma caminhar pela região da Rua do Porto e, ao passar pelo entorno da Ponte Pênsil, notou que a água saía marrom do prédio da Boyes. O frequentador do local enviou imagens do local, registradas por volta das 9h45 desta terça-feira.
Em nota, a Cetesb informou que o trecho foi inspecionado e constatou, nas palavras da agência ambiental, lançamento irregular no manancial. A Companhia disse que deverá tomar providências sobre o caso.
“[…] Foi constatado o lançamento das águas de lavagem do decantador 1 da Estação de Tratamento de Água I – Luiz de Queiroz, alterando a coloração do Rio Piracicaba no ponto de chegada desse efluente. A Cetesb irá tomar as medidas administrativas cabíveis”, declarou no documento.
Semae
Em relação à diferença de coloração no leito do Rio Piracicaba, o Semae informou em nota enviada ao g1, no início da noite desta quarta-feira (28), que não houve manutenção que pudesse causar qualquer alteração na água.
“A autarquia realiza rotineiramente análises internas em relação à qualidade da água e mantém os procedimentos rotineiros nos processos de tratamento de água nas ETAs 1 e 2 Luiz de Queiroz. Se alguma alteração é identificada por meio dessas análises, a autarquia faz as correções necessárias”, afirmou.
“O Semae informa ainda que não foi notificado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) sobre irregularidades no lançamento das águas de lavagem do decantador 1 da Estação de Tratamento de Água I – Luiz de Queiroz”, conclui.
Rio Piracicaba apresenta coloração diferente em trecho na altura da Ponte Pênsil na região da Rua do Porto
Arquivo pessoal
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • New Page 1