• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Abastecimento de água para Salvador e Região Metropolitana é regularizado após redução


Fornecimento foi reduzido em 20% pela Embasa para atender às exigências de qualidade do Ministério da Saúde. Abastecimento de água é normalizado em Salvador e RMS
Eric Luis Carvalho/g1
A operação do abastecimento de água para Salvador e Região Metropolitana foi completamente retomada na manhã desta quinta-feira (29). A informação é da Embasa, que havia reduzido o fornecimento em 20% na terça-feira (27) para garantir a qualidade do serviço diante das más condições da água bruta na barragem Joanes 2.
O recurso foi afetado por conta das chuvas que atingiram a fonte nas últimas semanas.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Com o retorno da captação nesse manancial, após monitoramento e ajustes no tratamento, foi possível retomar a produção da água tratada na quantidade habitual.
“Apesar de já termos normalizado o volume de água ofertado pelo sistema, a retomada do fornecimento de água nos imóveis é um processo gradativo e, neste caso específico, pode levar até 48 horas para a normalização completa, até que os grandes reservatórios de distribuição recuperem completamente seus níveis e a água possa alcançar todos os imóveis”, explica Manuella Andrade, diretora de Operação da Embasa na RMS.
LEIA MAIS
Embasa conclui reparo em tubulação danificada por obra de sistema de transporte em Salvador
Reparos após vazamento em rede adutora é concluído e abastecimento de água em cidades da Bahia começa a ser retomado
Para manter a qualidade da água distribuída, a Embasa precisou interromper a captação na barragem Joanes 2, segundo maior manancial do sistema integrado que atende a cidade de Salvador, temporariamente.
Os técnicos monitoraram as condições do manancial durante o período e fizeram ajustes no processo de tratamento até normalizar a produção. O objetivo era retomar os padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Embora a quantidade de água produzida nas estações de tratamento já tenha voltado ao volume habitual, a Embasa pondera que a normalização total do sistema ocorre à medida que os grandes reservatórios de distribuição espalhados em diversos bairros da cidade (Cabula, Brotas, Caixa D’água, Imbuí, por exemplo) vão se enchendo de água. Isso é necessário para a água ter pressão suficiente para alcançar os pontos mais altos e distantes da rede distribuidora.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1