• https://www.paraquemdoar.com.br

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Putin ameaça com o uso de armas nucleares se países ocidentais enviarem tropas para a Ucrânia

putin-ameaca-com-o-uso-de-armas-nucleares-se-paises-ocidentais-enviarem-tropas-para-a-ucrania


Presidente russo disse que as forças nucleares do país estão em ‘total prontidão’. Esse está sendo considerado um dos discursos mais duros dele desde que a Rússia invadiu a Ucrânia. Putin ameaça com o uso de armas nucleares se países ocidentais enviarem tropas para a Ucrânia
Jornal Nacional/Reprodução
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um discurso em tom ameaçador nesta quinta-feira (29). Nas últimas semanas, ele viu a Otan abrir as portas para a entrada de mais dois países.
A morte repentina e misteriosa do maior opositor dele, Alexei Navalny, dentro da prisão colocou Putin na posição de suspeito número 1, na visão e mesmo nas palavras de líderes de países ocidentais. Nesta quinta, ele afirmou que as ações desses países estão assustando o mundo com a ameaça de um conflito que envolva armas nucleares.
Faltam duas semanas para mais uma eleição presidencial na Rússia, na qual se espera que Vladimir Putin ganhe outro mandato de seis anos de forma esmagadora. Os principais opositores dele estão ou na prisão, ou no exílio ou mortos. Foi nesse contexto que o presidente russo fez o discurso nesta quinta-feira (29).
Sobre o conflito na Ucrânia, ele falou que tem o apoio categórico da população russa. Putin alegou que o Ocidente está tentando envolver a Rússia em uma corrida armamentista semelhante à Guerra Fria. Ao mesmo tempo, disse que agora que as vizinhas Suécia e Finlândia vão entrar pra Otan, a Rússia precisa reforçar sua defesa na fronteira ocidental. E afirmou ainda que forças da Aliança Militar do Ocidente estão se preparando para atacar o território russo.
Quem levantou a possibilidade do envio de tropas da Otan para a Ucrânia foi o presidente francês, Emmanuel Macron, no início da semana. Outros integrantes do grupo, como Estados Unidos, Alemanha e o Reino Unido, negaram existir um plano para enviar soldados à Ucrânia. Mas a ameaça de Macron gerou reação da Rússia.
Nesta quinta-feira (29), Putin disse que um eventual ataque da Otan teria “consequências trágicas”. Ele afirmou que os países do Ocidente precisam compreender que os russos têm armas que poderiam atingi-los em seus próprios territórios, e disse:
“O que estão fazendo agora, tentando assustar o mundo inteiro, pode representar um risco de um conflito com armas nucleares. O que significaria a destruição da civilização. Eles não entendem isso ou o quê?”.
Putin disse que as forças nucleares do país estão em “total prontidão”. Esse está sendo considerado um dos discursos mais duros dele desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, dois anos atrás.
Enquanto isso, mais uma prisão controversa na Rússia virou notícia. Nesta quinta-feira, o editor-chefe do renomado jornal independente “Novaya Gazeta”, o Sergei Sokolov, foi detido sob a acusação de desacreditar as Forças Armadas russas. Em dezembro de 2023, ele escreveu um artigo sobre órfãos russos que teriam assinado contratos militares para lutar na Ucrânia.
A ONG Repórteres Sem Fronteiras protestou contra a prisão, dizendo que é mais um episódio da violência da censura na Rússia.
LEIA TAMBÉM
Putin ameaça usar armas nucleares ‘capazes de destruir a civilização’
Ucrânia propõe cooperação militar regional contra Rússia, em reunião de líderes na Albânia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1