• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Padre que não quis tirar santo de área alagada no Acre se agarra à imagem submersa e reza: ‘escute nossa prece’

padre-que-nao-quis-tirar-santo-de-area-alagada-no-acre-se-agarra-a-imagem-submersa-e-reza:-‘escute-nossa-prece’


Padre Antônio Menezes foi para a área alagada onde fica a imagem de São Sebastião e fez uma oração com outros fiéis nesta sexta-feira (1º). Na última quarta (28), populares chegaram a pedir que a estátua de São Sebastião fosse retirada da área alagada pela enchente para não ser danificada. Padre que não quis tirar santo de área alagada no Acre se agarra à imagem submersa e reza
Após se recusar tirar a imagem de São Sebastião de área alagada de Xapuri, interior do Acre, o padre Antônio Menezes, pároco da cidade, entrou na água nesta sexta-feira (1º) e rezou por uma intervenção divina para que a água baixasse.
LEIA TAMBÉM:
Kits de emergência enviados pelo Ministério da Saúde começam a ser distribuídos a municípios afetados pela cheia no Acre
Juntos pelo Acre: Saiba como fazer doações para famílias atingidas por enchente em Rio Branco e interior
Nesta sexta, o nível do Rio Acre em Xapuri chegou a 17,07 metros. A enchente já desabriga 203 pessoas e outras 545 estão na casa de parentes e amigos, ou seja, estão desalojadas. A prefeitura montou sete abrigos para instalar os moradores que não tem para onde ir.
Na última quarta (28), populares chegaram a pedir que a estátua de São Sebastião fosse retirada da área alagada pela enchente para não ser danificada. “Olha aí que revoltante!! O padre não quer tirar São Sebastião de dentro da água. O padroeiro da cidade dentro d’água”, disse um morador em um vídeo divulgado. Veja abaixo.
Contudo, o padre explicou que a retirada da imagem poderia causar danos, inclusive quebrá-la durante a remoção. Confiante, ele acreditava que a água chegaria até a altura dos joelhos do santo e que a correnteza das águas não deveria arrancar a estrutura. O nível do rio estava com 15,96 metros.
Padre Antônio Menezes foi até o local onde fica a imagem de São Sebastião e fez um prece
Reprodução
Em novas imagens, o padre aparece de colete salva-vidas dentro do rio e agarrado à cabeça do santo. Ele diz que a equipe da igreja foi até o local fazer uma oração e reforçou o pedido feito ao Corpo de Bombeiros da cidade para deixar a imagem no local.
“Tinha que vir hoje no santo fazer uma oração. O santo não está sozinho e nós também não estamos sozinhos. Vamos rezar pedindo a intercessão de São Sebastião, que interceda por nós, todas nossas famílias e nossas casas”, diz.
O paróco começa a rezar uma Ave Maria e é acompanhado de outros religiosos que estão dentro de canoas próximos. “Pela intercessão de Nossa Senhora, São José e São Sebastião, desce sobre as águas, sobre nós, nossa casa e nossa família”, pede enquanto segura a cabeça da imagem.
Imagem de São Sebastião é atingida por águas do Rio Acre em Xapuri
Cheia deixa 20 mil fora de casa
Mais de 6,3 mil moradores de nove cidades do Acre estão sem energia elétrica por conta da enchente no estado. Os dados são da Energisa contabilizados até a tarde dessa quinta-feira (29). A companhia destaca que a suspensão do fornecimento é uma medida de segurança para evitar acidentes durante as enchentes.
Do total de residências sem luz, 691 são da capital Rio Branco. A cidade de Brasiléia, que enfrenta a maior cheia da história, tem o maior número de moradores sem energia elétrica: 2.261 pessoas.
O Acre enfrenta uma cheia histórica em 2024. Em todo o estado, pelo menos 20.182 pessoas estão fora de casa, desabrigados ou desalojados. Além disso, 17 das 22 cidades acreanas estão em situação de emergência por conta do transbordo de rios e igarapés. Ao menos 23 comunidades indígenas no interior do Acre também sofrem com os efeitos das enchentes.
O Rio Acre ultrapassou os 17 metros na capital acreana na tarde dessa quinta (29). Na medição das 15h desta sexta, o nível marcou 17,34 metros. O rio transbordou no último dia 23 e já deixa mais de 4,3 mil pessoas fora de casa em Rio Branco. Essa é a sétima vez na história que o rio chega à marca, desde 1971.
O maior nível que o rio atingiu, desde que a medição começou a ser feita, foi de 18,40 metros no dia 4 de março de 2015 na capital Rio Branco. Já ano passado, a maior cota registrada foi 17,72 metros no dia 2 de abril.
Acre decreta situação de emergência em 17 das 22 cidades acreanas por conta da cheia dos rios no estado
g1
Dezessete municípios do Acre estão em emergência por causa da cheia de rios e igarapés. Do total, 6.627 estão desabrigadas e 13.555 desalojadas, segundo o governo do estado. Municípios como Santa Rosa do Purus, Jordão e Assis Brasil, que já registraram vazante, estão sem atualização do quantitativo atual.
O decreto reconhecendo da situação consta no Diário Oficial da União (DOU), de domingo (25). A medida também havia sido publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE).
Reveja os telejornais do Acre

Adicionar aos favoritos o Link permanente.