• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Projeto ‘Mulher no volante, sem perigo constante’ quer sensibilizar sociedade contra o preconceito


Blitz educativa será realizada na avenida Rui Barbosa nesta sexta (8) com distribuição de material de divulgação da campanha e sobre direitos e deveres no trânsito. Mulheres no volante ainda são minoria no trânsito, mas devem ser respeitadas
Reprodução / Redes sociais
Apesar de muita coisa ter mudado desde que a primeira brasileira tirou sua carteira de habilitação em 1932, a sociedade ainda precisa evoluir para superar os estereótipos atribuídos às mulheres, diariamente, no trânsito. Que mulher nunca ouviu a frase: “Mulher no volante, perigo constante?”, quando os números mostram o contrário, que mulheres são mais atentas no trânsito e respeitam mais as regras do Código Brasileiro de Trânsito (CTB).
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Para quebrar o preconceito em relação às mulheres no trânsito, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) realiza às 16h desta sexta-feira (8) na avenida Rui Barbosa, em frente ao Banco do Brasil, no Centro, em Santarém, oeste do Pará, blitz educativa do projeto: “Mulher no volante, sem perigo constante”.
“As mulheres sempre foram vítimas de preconceito no trânsito, isso porque ao longo do tempo dirigir um veículo sempre foi uma tarefa associada à figura masculina. Já foram realizadas diversas pesquisas comparando homens e mulheres na direção. As estatísticas indicam que as mulheres dirigem bem, sendo mais atentas e cuidadosas. As mulheres são mais cautelosas e respeitam mais as leis de trânsito. A mulher é mais educada, dirige dentro da velocidade regulamentada e é mais ponderada, se envolve muito menos em acidente que os homens”, disse o especialista em trânsito da SMT, João Betcel.
A sensibilização da sociedade para o fim do preconceito contra as mulheres na direção de veículos se faz ainda mais necessária porque muitas mulheres hoje em dia, tiveram que assumir o comando de suas vidas, famílias e dos carros. Elas estão na direção de seus carros particulares, de ônibus, mototáxis, táxis e dos carros de aplicativos.
“É preciso lembrar que o trânsito é formado por pessoas. Atrás de cada volante, há um ser humano, que precisa estar ciente da responsabilidade que tem ao conduzir seu veículo. Para isso, não interessa o gênero, desde que esteja ciente de seu compromisso. Mas em se tratando de mulheres, elas são exemplo de segurança no trânsito e merecem respeito. Lugar de mulher também é atrás do volante, se ela quiser”, ressaltou Betcel.
Durante a blitz, além da distribuição de material de divulgação da campanha e informativo sobre direitos e deveres no trânsito, haverá uma ação do projeto “Não Passe do Ponto”, voltado aos usuários do transporte público, para o combate à importunação sexual.
Confira a programação da SMT no Mês da Mulher
11 de março – Treinamento “Combate ao Assédio no Transporte Público” – Local: Sindicato dos Taxistas – bairro Jardim Santarém – Horário: 09h.
12 de março – Treinamento “Combate ao Assédio no Transporte Público” – Local: Auditório da Empresa de Transporte Coletivo Eixo-Forte, na comunidade de São Braz -Horário: 09h.
23 de março – Blitz Educativa com ação social do Projeto “Lugar de Mulher é onde ela quiser” em conjunto com os projetos “Mulher no volante, Sem Perigo constante” e “Não Passe do Ponto” – Local: Assembleia de Deus, do bairro Juá – Horário: 08h.
28 de março – Blitz Educativa “Lugar de Mulher é onde ela quiser” em conjunto com os projetos “Mulher no volante, Sem Perigo constante” e “Não Passe do Ponto” – Local: Avenida Tapajós – Praça Tiradentes, bairro da Aldeia – Horário: 17h.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1