• https://www.paraquemdoar.com.br

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Com presença na moda de viola e na cultura do Oeste Paulista, projeto desenvolve formação da 1ª Orquestra Sanfônica em Presidente Prudente


Encontros semanais serão realizados, a partir do dia 18 de março, no Centro Cultural Matarazzo. Projeto desenvolve formação da 1ª ‘Orquestra Sanfônica’ em Presidente Prudente (SP)
Joelma Gonçalves/g1
Com presença na moda de viola e na cultura do Oeste Paulista, o cantor e acordeonista Alisson Thales desenvolve a formação da primeira ‘Orquestra Sanfônica’ de Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Segundo Thales, o projeto inédito foi idealizado há muitos anos ao se inspirar em acordeonistas da região.
“A sanfona é um instrumento muito amado, está presente na moda de viola do sertanejo caipira e nas festas juninas com o forró, na música sertaneja universitária, nos bailes e muitos outros. O nosso objetivo é a formação de uma orquestra de sanfona na região de Presidente Prudente. Será a primeira, algo inédito, partindo dos acordeonistas da cidade e toda a região”, explicou ao g1.
Os encontros gratuitos serão realizados semanalmente, a partir do dia 18 de março, todas às segundas-feiras das 18h30 às 20h30, no espaço Armazém do Centro Cultural Matarazzo, com oficina e ensaios.
Além disso, os encontros também serão divididos de forma que, no primeiro horário será a oficina, trabalhando as técnicas do instrumento, exercícios e excussões do repertório individualmente. E, no segundo horário, será o ensaio da orquestra com a prática em conjunto.
Alisson Thales reforça que o encontro promoverá trocas de conhecimentos entre os participantes
Cedida
Thales reforçou que o objetivo do projeto, além da música e das apresentações, é o encontro e as trocas de conhecimentos entre os participantes, além de ser uma forma de fomentar o trabalho dos músicos.
“É uma forma de fomentar o trabalho dos acordeonistas da cidade e da região, normalmente isolados e desconhecidos, sem nenhum vínculo de amizade. O que nos motiva a realizar uma orquestra ‘sanfônica’, é poder mostrar a beleza do instrumento, a beleza do seu som, às vezes desconhecido, e sua importância na música para que cada vez mais aumente o número de acordeonistas na cidade de Presidente Prudente e toda a região”, detalhou ao g1.
Apresentação pública 🎵🎶
Com repertório variado dentro dos estilos mais característicos da sanfona, as apresentações serão realizadas através de interpretações de compositores como Luiz Gonzaga e estilos do sertanejo raiz e do forró.
Ao g1, Thales informou que a expectativa é de fazer a primeira apresentação gratuita da orquestra no fim do mês de julho, aproveitando o período de celebração das festas juninas.
Como participar? ✍
Os interessados em participar do projeto gratuito poderão se inscrever no balcão de atendimentos do Centro Cultural Matarazzo, na Vila Marcondes, ou pelo telefone (18) 3226-3399.
A orquestra será formada por até 40 integrantes de todos os níveis e de todas as idades, independente do grau de conhecimento do instrumento.
“Se o acordeonista já tiver algum conhecimento com o instrumento, será melhor. Mas nada impede de um acordeonista iniciante também participar, pois o primeiro horário dos encontros será o estudo do instrumento e do repertório”, finalizou o idealizador do projeto ao g1.
Serviço
O Centro Cultural Matarazzo fica localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 749, na Vila Marcondes.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1