• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Uso de calcário mais fino pode aumentar produtividade


O calcário é um dos aliados dos produtores que desejam seguir uma linha orgânica longe dos agrotóxicos e produtos químicos. Mas não é qualquer um, é o calcário micronizado, bem mais fino, e que auxilia na maior produtividade e desenvolvimento das plantas. Uso de calcário mais fino pode aumentar produtividade
Reprodução/TV TEM
O calcário é um grande aliado para os produtores que desejam priorizar produtos orgânicos. Mas não é qualquer tipo: é o calcário micronizado, bem mais fino, e que auxilia na maior produtividade e desenvolvimento das plantas.
Em uma propriedade rural do centro oeste do estado, a plantação de 220 hectares, que inclui milho, soja e grão de bico, é totalmente orgânica. Ter uma produção de qualidade não é fácil e exige um manejo eficiente.
Claudemir de Lima, dono da propriedade, relata que são diversos os benefícios de usar o calcário micronizado, como a uniformidade dos grãos, que agrega valor de mercado e aumento na produtividade.
Veja a reportagem exibida no programa em 10/03/2024:
Uso de calcário mais fino pode aumentar produtividade
A rocha de calcário é utilizada há anos para a correção do solo, ela neutraliza a acidez da terra, além de ser fonte de cálcio e magnésio. Depois que a pedra é retirada da natureza, ela é triturada até chegar no tamanho ideal para ser usada na produção. Mas a novidade é uma empresa de mineração que desenvolveu uma técnica de micronização, deixando o calcário ainda mais fino.
Segundo o químico responsável da empresa Cláudio Monteiro, o calcário padrão é muito grosso e tem dificuldade em penetrar a raiz da planta, já com a micronização, as partículas finas descem com mais facilidade para a raiz, e então, é absorvido de forma mais rápida.
O desenvolvimento do calcário micronizado envolveu pesquisadores do Instituto Agronômico, em Jaú (SP). O resultado foi apresentado a produtores da região, que puderam ver de perto como a lavoura de soja reagiu.
A parceria entre a empresa e o instituto começou em 2019, e desde então, alguns testes foram realizados e concluídos, com resultados positivos, enquanto outros ainda estão em andamento. A ideia da colaboração entre os dois é trazer as inovações primeiro no ambiente de pesquisa, e se der certo, levar até o mercado para ajudar o homem do campo na sua produtividade.
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1