Ao fazer inserções regulares em um determinado podcast, você mantém os ouvintes conectados com o que sua marca tem a oferecer. No entanto, não é suficiente apenas repetir o mesmo conteúdo; é essencial criar peças personalizadas que se relacionem com cada episódio e acrescentem valor a eles.
Lucio Aleixo Filho, CEO do Estúdio 767, destaca que para obter sucesso nesse aspecto, é fundamental pesquisar quais podcasts estão alinhados com os valores de sua empresa. “No entanto, é importante não encarar esse meio apenas como uma versão online do rádio, e sim como uma oportunidade de investimento a longo prazo, sem esperar um retorno imediato em vendas”, afirma.
Além de ajudar os consumidores a lembrarem de sua marca, os podcasts contribuem para a identidade da audiência e é essa característica que deve ser explorada como parte de uma estratégia de branding de longo prazo. ”O mercado de podcasts ainda não está saturado, o que significa que este é um momento propício para buscar parcerias com podcasts que tenham afinidade com sua empresa e colaborar na criação de conteúdo personalizado.Uma alternativa para aqueles com recursos financeiros disponíveis é criar um podcast próprio para oferecer conteúdo relevante alinhado à persona de sua marca”, acrescenta o CEO do Estúdio 767.
Por que usar um podcast como ferramenta de marketing?
Construção de relacionamento: Estabelecer uma conexão com seu público é fundamental para a retenção bem-sucedida de clientes;
Acessibilidade: Os podcasts oferecem a flexibilidade de serem ouvidos em qualquer momento e lugar;
Autenticidade: Falar diretamente com seus ouvintes é uma maneira eficaz de construir confiança;
Direcionamento eficiente: A natureza dos podcasts permite que apenas aqueles interessados no conteúdo oferecido se inscrevam e ouçam. Isso resulta em um marketing mais direcionado, com menos desperdício;
Alcance e longevidade: A distribuição e promoção de um podcast podem ser realizadas em larga escala, e seu conteúdo não tem prazo de validade;
Exclusividade: Os podcasts oferecem uma oportunidade única de diferenciar suas comunicações corporativas e captar a atenção do público.