• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Casos de Covid-19 em fevereiro aumentam 50% em relação a 2023 em Itajaí

O aumento de casos positivos para Covid-19 chegou ao Litoral Norte. Em Itajaí, foram registrados 674 casos positivos em fevereiro. Em 2023, foram 448 exames positivos no mesmo mês, o que representa um aumento de 50,4%.

Se observado o comparativo entre os meses de janeiro e fevereiro de 2024, o número mais que dobrou: o aumento foi de 164% (em janeiro, foram 255 testes positivos na cidade).

Registros de Covid-19 aumentaram em cidades da região. – Foto: Divulgação/ND

O dado revela o avesso do registrado no ano passado: de janeiro para fevereiro de 2023, houve uma queda de 35% no número de pessoas positivadas para a doença.

De acordo com o médico infectologista Pablo Sebastian, o aumento de casos gera preocupação em Santa Catarina, uma vez que também há a crescente da dengue, o que pode sobrecarregar o sistema de saúde.

“Essa nova onda é impulsionada pela rápida disseminação de novas subvariantes Ômicron, como a JN.1, e deslocamentos de pessoas, especialmente no litoral”, aponta o médico.

O profissional fala, ainda, sobre as medidas que devem ser tomadas para a prevenção ao vírus, como o uso de máscaras em locais fechados e com alto trânsito de pessoas e manter a vacinação em dia.

“Além da imunização contra a Covid-19, é fundamental a higienização frequente das mãos e a prática da etiqueta respiratória”, relembra dr. Pablo.

Etiqueta respiratória e vacina ainda são as principais formas de combater a doença – Foto: Foto: Agência Brasil

Situação da Covid-19 em outras cidades da região

O ND Mais entrou em contato com as prefeituras dos demais municípios no entorno de Itajaí. Confira a situação em cada um deles:

Em Penha, foram registrados 79 casos em janeiro e 92 em fevereiro, um aumento de 14%.

O município de Porto Belo registrou 230 casos até agora no ano de 2024. Durante todo o ano de 2023, foram registrados 582 casos, ou seja, em pouco mais de dois meses, a cidade registrou quase 40% dos casos registrados no último ano.

Em Brusque, foram mais de 460 casos registrados em 2024. O Município chegou a confirmar o aumento de casos recente, porém não forneceu números comparativos até o fechamento desta matéria.

Em relação aos dois primeiros meses de 2023, Balneário Camboriú teve queda nos casos: foram 181 no período do ano passado, enquanto em 2024 foram 116 casos no mesmo período. Porém, só neste ano foram registradas quatro mortes pela doença, o dobro do registrado no mesmo período de 2023.

Camboriú registrou um total de 12 casos no ano. De acordo com a Prefeitura, não houve registro de aumento nos números.

Em Itapema, foram registrados 230 casos em 2024. De acordo com a Prefeitura, também não houve registro de aumento.

Até o fechamento desta matéria, os municípios de Navegantes e Balneário Piçarras não enviaram dados relacionados à Covid-19 ao portal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1