• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Construção da nova Base Fluvial para Óbidos já está com 70% dos serviços concluídos


Equipamento vai fortalecer as ações desenvolvidas pelos órgãos do Sistema de Segurança na malha fluvial do município de Óbidos. Construção da Base Candiru alcançou 70%
Agência Pará / Divulgação
Com um investimento de mais de R$ 8,2 milhões, a construção da nova Base Fluvial Integrada da Segurança Pública que será instalada no município de Óbidos, oeste do Pará, já está com 70% dos serviços concluídos e em breve será mais um reforço da segurança pública no Estado para fortalecer as ações desenvolvidas pelos órgãos do Sistema de Segurança na malha fluvial.
Denominada “Candiru”, a segunda Base Fluvial a ser entregue pelo Governo do Estado está sendo construída por meio da Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup).
O secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado, lembra que a Base Candiru já existiu no município de Óbidos, mas foi desativada há quase 20 anos. Durante o período em que ela esteve ativa, no local foi realizado um trabalho integrado das polícias, juntamente com os órgãos ambientais, porém, acabou sendo desativada. Lembrou ainda, que o retorno da base atende ao pedido da população local, especialmente, para atender as necessidade de segurança pública na região, o Governo do Pará investiu para a retomada deste projeto.
“Até o final deste semestre, estaremos entregando a nova Base Candiru, atendendo à solicitação da comunidade, que sabe que muitas das drogas que adentram no Brasil e que percorre pelo Rio Amazonas, tem na malha fluvial de Óbidos, uma das principais rotas do tráfico”, explicou o secretário Ualame Machado.
O titular da Segup destaca ainda que a motivação estratégica da instalação da Base Candiru, na região de Óbidos, tem como objetivo combater a criminalidade, em uma das principais rotas de tráfico de drogas no território paraense. Óbidos é o único ponto do Rio Amazonas que se consegue visualizar, de uma margem a outra, absolutamente todas as embarcações que trafegam vindas do estado do Amazonas.
Previsão é de que a base Candiru seja entregue ainda o primeiro semestre
Agência Pará / Divulgação
“Em razão dessa região ser muito estratégica, é necessário e fundamental que exista um ponto de fiscalização na malha fluvial da localidade, que vem sendo utilizada de forma criminosa, e nesse ponto faremos a instalação dessa que será a segunda base fluvial integrada da segurança, onde nossas equipes apreenderam mais da metade das drogas computadas no ano de 2023 e que sempre desponta como um das principais rotas de passagem das drogas, pois obrigatoriamente a droga vinda da Colômbia e Bolívia pelo corredor do Rio Amazonas passa por esse região”, pontuou Ualame Machado.
Execução
A construção da Base Candiru está sendo realizada em duas frentes de serviço, sendo uma delas em Belém com a construção naval da obra, que contempla o flutuante principal, ou seja, com toda a sua estrutura física montada, além dos flutuantes intermediários que auxiliarão na sua sustentação na área fluvial, e ainda, as passarelas articuladas que darão acesso até a Base, tanto para as embarcações quanto para a parte terrestre.
A outra frente está sendo realizada no município de Óbidos com a fundação da área fluvial, onde a base será fixada, assim como, com a construção no entorno da base onde dará acesso pela via terrestre, com a construção de um terminal de acesso.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1