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Netflix estaria bloqueando contas compartilhadas também no celular

Netflix estaria bloqueando contas compartilhadas também no celularFelipe Demartini

O bloqueio de contas compartilhadas que começou a ser aplicado pela Netflix em junho do ano passado estaria chegando aos celulares. Os relatos começaram a aparecer nas redes sociais no último final de semana, com uma mensagem semelhante à que já é vista pelos usuários de TVs inteligentes e set-top boxes, onde a restrição foi aplicada em 2023.

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A citação é sobre a temida “Residência Netflix”, como o serviço chama a “base” da assinatura. Quando um acesso é detectado fora da rede configurada como a principal, o bloqueio é realizado como forma de coibir o compartilhamento de contas, enquanto o usuário é convidado a fazer uma assinatura própria para continuar assistindo aos filmes e séries disponíveis no acervo.

Netflix já está implicando por eu não assistir na mesma residência é isso mesmo???????? pic.twitter.com/qOvULxpGtt

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— Ane (@0108ws) March 10, 2024

Como nos outros aparelhos, é possível emitir um passe de acesso temporário, caso o dono do perfil esteja viajando, por exemplo. Entretanto, esse acesso é bloqueado após 15 dias, a não ser que haja pelo menos uma conexão no Wi-Fi doméstico da Residência Netflix — como alternativa, também é possível fazer uma assinatura secundária, que permite o compartilhamento, mas inclui cobrança mensal de R$ 12,90 por conta adicional.

No X (ex-Twitter), os usuários criticam a plataforma duramente, já que o impedimento deporia contra a ideia do próprio app de celular, que poderia ser acessado de qualquer lugar e a partir de conexões móveis ou Wi-Fis externos. Os aplicativos, também, vinham sendo usados como forma de burlar as restrições, já que até agora, as versões da Netflix para celulares e tablets seguiam funcionando.

Não posso acessar o aplicativo pq não estou no “wifi da casa” Consegui o passe temporário mas preciso conectar no wifi de casa em 15 dias E se alguém viajar por 20 dias? Q se foda?

— Tamarindo (@MulherTamarindo) March 12, 2024

A nova rodada de bloqueios parece estar sendo aplicada aos poucos. Em testes realizados pela redação do Canaltech, em diferentes estados, conexões e dispositivos, a mensagem de restrição não foi exibida. Enquanto isso, as publicações nas redes sociais seguem se acumulando, pelo menos, desde a última sexta (8).

Procon pediu esclarecimentos à Netflix por bloqueio

Quando as limitações originais foram impostas, em junho do ano passado, a Netflix foi notificada pelos Procons de diferentes estados, como Paraná e São Paulo. Em todos os casos, os pedidos eram por esclarecimentos quanto ao caráter destas restrições, com foco, justamente, nos celulares.

Na visão do órgão, o funcionamento da plataforma a partir de um app móvel excluiria a necessidade de um endereço de instalação, como acontece com assinaturas internet, por exemplo. Além disso, o Procon indica que a proibição iria contra um dos slogans da própria Netflix, que cita a possibilidade de assistir a filmes e séries em qualquer lugar como uma de suas vantagens, constituindo uma possível propaganda enganosa.

Cadê o procon que tinha dito pra Netflix que no celular tava liberado assistir em qualquer local? pic.twitter.com/JxNVsWlpEP

— Marlon? (@Greentowski) March 8, 2024

Do outro lado, os bloqueios parecem ter atingido o objetivo esperado. Desde sempre, a Netflix afirmou que a ideia de impedir o compartilhamento de contas visava aumentar a receita do serviço na medida em que ele atingia números cada vez maiores; deu certo, com aumento significativo no número global de assinantes já nos primeiros meses de aplicação das restrições.

O Canaltech entrou em contato com a Netflix para obter mais detalhes sobre essa nova etapa de bloqueios, mas a empresa não havia respondido até a publicação. Da mesma forma, a reportagem buscou o Procon-SP para obter mais detalhes sobre as análises feitas em meados de 2023, mas o órgão não retornou.

Leia a matéria no Canaltech.

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