• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre incêndio em casas da família do presidente nacional do União Brasil


Imóveis foram atingidos na noite de segunda-feira (11), na praia de Toquinho, em Ipojuca. Incêndio atingiu casa da família do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, no Litoral Sul de Pernambuco
Reprodução/WhatsApp
Duas casas da família de Antônio Rueda, recém-eleito presidente nacional do União Brasil (UB), foram atingidas por um incêndio na noite de segunda-feira (11). O fogo atingiu as salas dos imóveis, localizados na praia de Toquinho, no município de Ipojuca, no Grande Recife.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
O incêndio ocorreu em meio a uma intensa disputa de poder dentro do partido, que, até o fim de fevereiro, era presidido pelo deputado federal Luciano Bivar. Segundo a legenda, a família de Rueda não descarta a possibilidade de motivação política.
Confira, abaixo, o que se sabe até o momento e o que falta esclarecer sobre o caso:
Quando foi o incêndio e a quem pertencem os imóveis?
Alguém ficou ferido?
Por que a polícia vê indícios de que incêndio foi criminoso?
Os responsáveis já foram identificados?
O que está em disputa no União Brasil?
O que dizem Antônio Rueda e Luciano Bivar?
Quando foi o incêndio e a quem pertencem os imóveis?
De acordo com o governo do estado, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social recebeu um chamado para o local por volta das 19h30.
Quatro guarnições do Corpo de Bombeiros foram enviadas, mas, quando as equipes chegaram, o fogo já tinha sido controlado por funcionários do condomínio e de uma obra nas proximidades. A ocorrência foi encerrada por volta das 21h.
As duas casas, que ficam no Condomínio Toquinho, são vizinhas. Uma delas pertence ao próprio Antônio Rueda, e a outra é da irmã dele, Maria Emilia de Rueda, que é tesoureira do União Brasil.
⬆ Voltar ao início desta reportagem.
Alguém ficou ferido?
Incêndio atinge casa de praia em Serrambi, no Litoral Sul de Pernambuco
Não. Ninguém estava nos imóveis quando o incêndio começou, e não houve feridos. Antônio Rueda e a família dele estavam em viagem ao exterior na noite da ocorrência.
Imagens recebidas pelo g1 mostram o interior das residências pegando fogo, com as chamas se espalhando nas duas salas (veja vídeo acima).
Em perícia realizada na manhã da terça-feira (12), agentes da Polícia Científica verificaram que um quarto no andar superior de uma das casas também chegou a ser atingido.
As análises contaram com a participação dos delegados de Ipojuca e de um engenheiro contratado pela família de Rueda. Nenhum deles quis dar entrevista. O laudo deve ser concluído em até dez dias, prazo que pode ser prorrogado.
⬆ Voltar ao início desta reportagem.
Saiba quem são as forças políticas no embate interno do União, partido que controla 3 ministérios
Por que a polícia vê indícios de que o incêndio foi criminoso?
Em entrevista coletiva na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), no Centro do Recife, o secretário Alessandro Carvalho confirmou que há indícios de que o incêndio foi criminoso porque as chamas atingiram as duas casas ao mesmo tempo.
“Há indícios, sim, de que pode ter sido criminoso, porque foram duas casas que foram incendiadas. Mas, neste momento, é só este indício (…). Foram duas casas com incêndio ao mesmo tempo. Quando você tem um incêndio que é um curto-circuito ou o aquecimento de um aparelho, seria uma casa. Ocorrer em duas casas é algo que já chama atenção”, disse o secretário.
O gestor disse ainda que os vídeos gravados por testemunhas mostram que o vidro da porta de uma das residências foi quebrado, mas ainda não é possível afirmar se foi uma ação proposital para arrombar a entrada ou se o material caiu no combate ao incêndio.
⬆ Voltar ao início desta reportagem.
Os responsáveis já foram identificados?
A SDS não confirmou se algum suspeito já foi identificado. De acordo com o secretário Alessandro Carvalho, nenhuma hipótese está descartada. A investigação é conduzida pelo delegado de Porto de Galinhas, Ney Luiz.
Ainda segundo Alessandro Carvalho, uma testemunha foi ouvida pela polícia ainda na noite do incêndio e outros depoimentos foram colhidos na terça (12), ao longo do dia.
Conforme o secretário, a equipe de investigação vai analisar imagens captadas por câmeras de segurança do condomínio.
⬆ Voltar ao início desta reportagem.
O que está em disputa no União Brasil?
Fundado em outubro de 2021, como resultado de uma fusão do Democratas com o Partido Social Liberal (PSL), o União Brasil era presidido pelo deputado federal Luciano Bivar desde a criação.
No início de 2024, Antônio Rueda decidiu se candidatar para a presidência da sigla e venceu a disputa contra o próprio Bivar, na eleição realizada no dia 29 de fevereiro.
Desde então, a tensão entre os antigos aliados se intensificou. O deputado federal chegou a trancar as portas da sede do partido para impedir a entrada de Rueda.
Além disso, segundo aliados do líder partidário recém-eleito, foi gravado um vídeo em que Bivar faz ameaças de morte contra o correligionário e a família dele. As imagens foram entregues à Polícia Civil do Distrito Federal.
⬆ Voltar ao início desta reportagem.
O que dizem Antônio Rueda e Luciano Bivar?
Numa entrevista em Brasília, Paulo Cattapreta – o advogado de Antônio Rueda – disse que Luciano Bivar vem ameaçando o cliente dele desde o dia 26 de fevereiro e vê indícios de que o incêndio foi provocado por motivação política.
“Ele [Rueda] está atemorizado, ele está realmente aterrorizado com o contexto de escalada de violência política que se faz. Isso se inicia com ameaças que se repetem e agora, ao que se sugere, eu não posso afirmar categoricamente, mas há esses dois incêndios ontem que escalam, e escalam gravemente, essa crise que instalou”, disse.
Procurado, na saída de um evento no Palácio do Planalto, em Brasília, Bivar negou ter qualquer relação com o caso.
“Tudo é ilação. Tudo é ilação, é mais um factoide, tá certo? […] São ilações. Por exemplo, a mulher do presidente [Rueda] foi no meu apartamento e roubou meu cofre. Essas coisas também. Foi ao meu apartamento, eu cedi confiantemente um segredo e ela roubou todo o dinheiro. Eu tinha um valor significativo”, afirmou Bivar.
⬆ Voltar ao início desta reportagem.
Luciano Bivar e Antônio Rueda.
Montagem/g1
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1