• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

‘Sensação de dever cumprido’, diz enfermeira de folga que ajudou a salvar ciclista após 40 minutos de massagem cardíaca


Ciclista perdeu controle da bicicleta e caiu. Com impacto, capacete quebrou, ela ficou desacordada e teve parada cardiorrespiratória. Samantha Salvatti passava pelo local quando parou o carro e socorreu vítima. Enfermeira de folga ajuda a salvar ciclista após 40 minutos de massagem cardíaca
Em um domingo de descanso da enfermeira Samantha Salvatti ela se deparou com uma situação na qual pode salvar a vida de mais uma pessoa – mesmo estando fora do horário de expediente.
A jovem ia de Curitiba até o litoral do Paraná com o namorado quando ajudou a salvar uma ciclista de 64 anos que estava tendo uma parada cardíaca.
“Sinto a sensação de dever cumprido. Eu fiquei muito, muito feliz que ela voltou”, afirma Salvatti.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Um grupo de cerca de 40 ciclistas faziam um passeio quando uma delas perdeu o controle da bicicleta e caiu. Com o impacto, o capacete dela quebrou, ela ficou desacordada e teve uma parada cardiorrespiratória.
A enfermeira passava pelo local em um carro, junto com o companheiro, quando viu a situação. Ela parou o veículo e prestou o primeiro auxílio para a ciclista, realizando uma massagem cardíaca na vítima.
“A gente viu uma movimentação de ciclistas pedindo pra diminuir a velocidade. Daí a gente foi olhando com cuidado, porque a gente não viu ambulância, não viu nada. Eu fiquei prestando atenção para ver se não tinha ninguém machucado. A gente viu a ciclista deitada no chão e o pessoal tentando fazer a manobra de ressuscitação. Aí eu falei pro meu namorado: ‘Vamos parar o carro e ajudar!’”, relembra.
Salvatti conta ainda que no momento em que chegou até a ciclista ela estava sem pulso. Logo depois, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) chegou no local. Os agentes passaram a revezar a realização da massagem cardíaca na ciclista com a enfermeira e o companheiro dela.
Enfermeira e agente da PRF intercalaram 40 minutos de massagem cardíaca para socorrer a vítima
PRF
Segundo a PRF, foram cerca de 40 minutos fazendo a massagem na vítima até a chegada da ambulância com suporte avançado.
Apesar da adrenalina do momento, a enfermeira manteve a calma.
“É tão natural para mim, porque é meu trabalho. Eu vi o pessoal meio perdido e só queria ajudar. Então eu fui fazendo [a massagem cardíaca] com esperança que ela voltasse e na esperança da ambulância chegar logo, porque não é fácil a gente ficar ali fazendo a massagem, é trabalho pesado. Ainda bem que tinha o meu namorado e o policial para ajudar. Se fosse sozinha, eu não sei quanto tempo eu ia aguentar”, relata.
LEIA TAMBÉM:
Inclusão: Enfermeira aprende Libras para se comunicar com familiar surdo de paciente
Veja lista: Alerta indica onda de calor com riscos à saúde em 370 cidades do Paraná
Trabalho: Gerente dá ração a subordinadas pelo Dia das Mulheres e é demitido por justa causa
Expectativa de reencontro
Enfermeira de folga ajudou a salvar ciclista após 40 minutos de massagem cardíaca
Arquivo Pessoal
A ciclista está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Cajuru.
Salvatti, que é enfermeira no Hospital São Marcelino Champagnat, tem acompanhado como está a evolução do estado de saúde da vítima.
Ela pediu que as pessoas orem pela ciclista e mandem energias positivas para a recuperação dela. Ela contou ainda que pretende fazer uma visita para ela.
“Eu sei que ela deve estar lutando muito lá na UTI, e eu só peço que Deus traga ela a vida novamente, porque eu trabalho em UTI e sei que o pessoal lá vai ter muito trabalho ainda”
“Eu fico muito feliz com o resultado que teve e espero que ela melhore logo, para a gente se encontrar com ela acordada”, afirmou.
Repercussão
Samantha Salvatti se formou em 2022 e conta que foi a primeira vez que se deparou com um caso mais grave durante uma folga
Arquivo Pessoal
A enfermeira conta ainda que ficou muito surpresa com a repercussão que o caso teve na internet. Ela não esperava, por exemplo, que a ação fosse virar notícia.
“Quando cheguei em casa a gente abriu meu Instagram. A primeira notícia que eu vi era: ‘Enfermeira salva ciclista na BR-277’. Eu fiquei bem chocada. Até agora eu estou meio chocada ainda”, conta.
Salvatti defende que todos deveriam ter acesso a um curso de primeiros socorros para saber o que fazer ao se deparar com uma situação como esta.
Ela agradece as mensagens de carinho que recebeu e pede que as pessoas tenham mais respeito e educação umas com as outras.
“Que façam o bem sem esperar nada em troca, a vida é muito frágil pra ficar se importando com coisas fúteis”, afirma.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1