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Concurso da Caixa: veja o que vai cair nas provas, segundo o edital

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Candidatos terão que responder a questões de múltipla escolha e fazer prova discursiva ou redação. A banca responsável pelo concurso é a Fundação Cesgranrio. Como será o novo concurso da Caixa 2024
A Caixa Econômica Federal está com inscrições abertas para dois concursos públicos que vão preencher 4 mil vagas de nível médio e 50 de nível superior, com salários iniciais de até R$ 14.915.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Concursos no WhatsApp.
As inscrições terminam no dia 25 de março. Os interessados têm menos de três meses para se preparar para o concurso, já que as provas estão previstas para 26 de maio.
📝 Nesta reportagem, o g1 separou os principais pontos dos editais já publicados para explicar o que vai cair nas provas. Veja abaixo como será a estrutura dos exames e, em seguida, os conteúdos cobrados para nível médio e superior.
1. Como serão as provas? ✍🏽
Os candidatos que farão as provas de nível médio terão que responder a 60 questões de múltipla escolha, sendo 25 sobre conhecimentos básicos e 35 sobre conhecimentos específicos, além de fazer uma redação.
Para nível superior, as avaliação será composta por 70 questões objetivas, sendo 30 sobre conhecimentos básicos e 40 sobre conhecimentos específicos, além de uma prova discursiva.
Os locais de aplicação das provas mudam de acordo com o cargo. Para as vagas de nível médio, por exemplo, as provas serão realizadas em 129 cidades de todo o país (veja mais).
Independentemente do cargo, o tempo para a realização das provas é de cinco horas. A banca responsável pelo concurso é a Fundação Cesgranrio.
2. O que vai cair nas provas de nível médio? 📝
CONHECIMENTOS BÁSICOS
Língua Portuguesa (5 questões)
Compreensão e interpretação de textos;
Argumentação e persuasão;
Comunicação assertiva: linguagem simples, concisa e objetiva;
Organização textual;
Coesão e coerência;
Tipologia textual;
Ortografia oficial;
Acentuação gráfica;
Emprego do sinal indicativo de crase;
Sintaxe da oração e do período;
Pontuação;
Concordância nominal e verbal;
Regência nominal e verbal;
Significação das palavras;
Colocação do pronome átono;
Redação oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto, na internet);
Novo Acordo Ortográfico.
Língua Inglesa (5 questões)
Conhecimento de vocabulário fundamental e de aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos.
Matemática Financeira (5 questões)
Conceitos gerais: valor do dinheiro no tempo, valor presente, valor futuro, juro, taxa de juro, prazo da operação;
Juros Simples;
Juros Compostos;
Séries Uniformes;
Equivalência de Capitais em fluxos regulares ou irregulares: VP, VF, prazos e taxas de retorno;
Sistemas de Amortização de qualquer tipo, incluindo os sistemas com amortizações constantes (SAC) e com prestações constantes (Francês ou PRICE);
Sequências numéricas: leis de formação expressas de forma geral (em função da posição do termo) ou de forma recursiva (em função de um ou mais termos anteriores); progressões aritméticas; progressões geométricas.
Noções de Probabilidade e Estatística (5 questões)
Conceitos gerais: variável, tipos de variáveis, população, amostra, frequências: absoluta e relativa, frequências acumuladas, representações em gráficos e tabelas (linhas, colunas, setores e histogramas);
Medidas de tendência central (em dados brutos ou agrupados em classes): média aritmética, média geométrica, média ponderada, moda e mediana;
Medidas de Posição: quartis e percentis;
Medidas de dispersão (em dados brutos ou agrupados em classes): amplitude, variância, desvio padrão e coeficiente de variação;
Probabilidade: experimento aleatório, espaço amostral, evento; espaços equiprováveis; probabilidade de Laplace; espaços não equiprováveis; teorema do produto; probabilidade condicional e independência; distribuição binomial.
Comportamentos éticos e compliance (5 questões)
Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, Resolução CVM 50/2021;
Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual;
Atitudes éticas, respeito, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética, Conduta e integridade (disponível no sítio da CAIXA na internet);
Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021;
Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). 6 – Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações;
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações;
Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e DECRETO Nº 11.129, DE 11 DE JULHO DE 2022;
Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática – PRASC CAIXA (disponível no sítio da CAIXA na internet);
Boas práticas de governança corporativa.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – TÉCNICO BANCÁRIO NOVO
Conhecimentos Bancários (15 questões)
Estatuto Social da CAIXA (Disponível no sítio da Caixa Econômica Federal);
Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras;
Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercado monetário, de crédito, de capitais e cambial);
Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios;
Internet banking;
Mobile banking;
Novos modelos de negócios;
Fintechs, startups e big techs;
Sistema de bancos-sombra (Shadow banking);
Moedas e ativos digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas;
Correspondentes bancários;
Sistema de pagamentos instantâneos (PIX);
Open finance;
Moedas digitais dos Bancos Centrais: o Real digital (DREX);
Transformação digital no Sistema Financeiro;
Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing);
Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil;
Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública;
Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador; Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros;
Noções de Mercado de capitais;
Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas;
Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários;
Taxas de câmbio nominais e reais;
Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações;
Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio;
Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário.
Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito;
Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais;
Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias;
Autorregulação bancária;
Lei Complementar nº 7/1970 (PIS);
Lei nº 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque;
Certificado de Regularidade do FGTS;
Guia de Recolhimento (GRF);
Lei nº 14.601/2023 (Bolsa Família);
Produtos: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos;
Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio.
Sistema de pagamentos brasileiro;
Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque);
Saúde e bem-estar, ergonomia;
Negociação, escuta empática;
Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento;
Segmentação de mercado CRM;
Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade;
Gestão da qualidade em serviços;
Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque).
Conhecimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (5 questões)
Conhecimento de editor de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office 365 – Word, Excel, PowerPoint e Outlook);
Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança. Noções sobre gestão de segurança da informação: normas NBR ISO/IEC 27001:2022 e NBR ISO/IEC 27002:2022. Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021, prevenção e reação a riscos cibernéticos nos negócios;
Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas;
Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e conceitos/procedimentos de Internet e Intranet. Fundamentos de comunicação de dados. Meios físicos de transmissão;
Navegadores Web (Microsoft Edge versão 120 e Mozilla Firefox versão 122), busca e pesquisa na Web;
Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis;
Redes Sociais: X (ex-Twitter), Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram;
Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio;
Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo;
Ferramentas de produtividade e trabalho a distância: Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype;
Noções de Inteligência Artificial, Analytics, Blochchain, Openbanking, Machine Learning, Data Science. Temáticas também trabalhadas na Trilha UC_PLAY Cultura Digital. / 11.1 Noções de Inteligência artificial generativa, algorítimos, ChatGPT (transações via CHATBOT), edição de prompt, 3D, metaverso, robótica, Cloud Computing;
Noções de Transformação Digital;
Noções sobre Inovação;
Noções sobre Líderes Digitais;
Noções sobre Agilidade: o “ser digital” e a transformação das empresas; Startups e Fintechs; o paradigma ágil; o manifesto ágil, os conceitos e os valores da agilidade; O perfil de um profissional ágil; Como identificar e entregar “valor” para o cliente digital;
Noções sobre Open Finance;
Noções de Compliance; Noções de LGPD.
Conhecimentos e Comportamentos Digitais (5 questões)
Mindset de crescimento, Paradigma da abundância;
Intraempreendedorismo;
Design Thinking, Design de Serviço;
Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM;
Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica;
Ciência de dados;
Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes;
Pensamento computacional;
Análise de Negócios;
Liderança, autoliderança e liderança de equipes;
Autodesenvolvimento;
Experiência do consumidor (Customer experience);
Inteligência emocional;
Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS);
Objetivos-chaves para resultados;
Gestão do tempo e produtividade;
Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância;
Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning).
Atendimento Bancário (10 questões)
Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente;
Gestão da experiência do cliente;
Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas;
Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing;
Ética e conduta profissional em vendas;
Clientecentrismo;
Padrões de qualidade no atendimento aos clientes, escuta ativa e empática, clareza, objetividade e cortesia na comunicação;
Atendimento qualificado por canais remotos;
Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação;
Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução CMN 4.949/21;
Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil;
Diversidade e Inclusão: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015;
Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada);
Autorregulação bancária: SARB nº 27/2023; Lei n° 10.741 de 2003 – Estatuto do Idoso com alterações da Lei n°14.423/2022, assim como a Lei nº 13.466/2017 (acima de 80 anos) e Lei 10.048/2000 e alterações da Lei nº 14.364/2022 (acompanhantes de pessoas idosas);
Lei n° 12.764 de 2012 sobre atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista;
Decreto nº 8.727 de 2016 dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais;
Decreto nº 5.296 de 2004 relacionado à prioridade de atendimento às pessoas que especifica e promove a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, Decreto nº 5.904 de 2006 sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – TÉCNICO BANCÁRIO NOVO TI
Tecnologia da Informação (30 questões)
Engenharia de software: processos de software: Processo Unificado (UP): conceitos gerais, disciplinas, fases, papéis, atividades e artefatos; UX; Análise e projeto orientados a objetos; a linguagem UML: modelos e diagramas; padrões de projeto; engenharia de requisitos;
Estrutura de dados e algoritmos: busca sequencial e busca binária sobre arrays; ordenação (método da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção); lista encadeada; pilha; fila; noções de árvore binária;
Linguagens de programação: linguagens orientadas a objeto e procedurais; Java SE 21; JEE 8, Microprofile, C# 12, .NET, AngularJS; Angular; TypeScript 4.X; Javascript; Python 3.9 (bibliotecas Pandas, NumPy, SciPy, Matplotlib, Tensorflow, PyTorch e Scikit-learn); Scala; R; Kotlin; Objective-C; Flutter; Swift, Cobol;
Desenvolvimento de software para a Web: sistemas distribuídos e microsserviços; arquitetura e padrões de projeto Java EE 8; Servlets; JSF; JSP; Ajax; Interoperabilidade de sistemas; SOA e Web Services (Quarkus); Padrões REST, Padrões HTML 4.01, HTTP response Status code, XHTML 1.0, XML, XSLT, UDDI, WSDL e SOAP;
Teste e qualidade de software: controle da qualidade estático: revisão, inspeção, medição estática, análise estática;Princípios e técnicas de teste de software: teste de unidade, teste de integração, teste de regressão, teste alfa, teste beta, teste de segurança, teste de aceitação e de aprovação; Desenvolvimento dirigido por testes;
Bancos de dados: modelagem conceitual de dados: a abordagem entidade-relacionamento; modelo relacional de dados (conceitos básicos e normalização); Conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD); Linguagem SQL; Data Warehouse – modelagem física de dados: tabelas, índices, particionamento, desempenho; modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais; Big data: Fundamentos, técnicas de preparação e apresentação de dados; soluções de big data;
Agilidade: Lean; Lean IT; frameworks (XP; SCRUM; Kanban; SAFe SA; Nexus); ágil em escala e ágil escalado; ferramentas; artefatos, métricas e indicadores ágeis; management 3.0; Lean UX; Design Thinking; História de Usuário; O backlog do produto e as técnicas para priorização (Moscow, Scorecard, BUC, Testes de Suposição e Valor de negócio x risco); técnica para estimativa de escopo (planning poker, Story points, enquete, T-shirt sizing); kanban e o fluxo de valor; técnicas/cerimônias para colaboração e integração do time ágil (SoS, PoSinc, planning, review, retrospectiva, daily, PI Plannig); Integração contínua; Deploy contínuo; Entrega contínua; tratamento de débito técnicos e incidentes; Arquitetura e Qualidade ágeis; DevSecOps.
Organização e arquitetura de computadores: Arquitetura básica de um computador: CPU e hierarquia de memória; Armazenamento e representação de dados: base binária e complemento a dois, ponto flutuante e caracteres; Armazenamento e representação de instruções; Modos de endereçamento; Conjunto típico de instruções de uma CPU; Subsistema de entrada/saída e dispositivos de armazenamento secundário;
Sistemas Operacionais: Funções e estrutura de um sistema operacional; Processos: conceitos básicos, comunicação, sincronização e escalonamento; Gerência de memória: partições fixas e variáveis, realocação, memória virtual, swapping, sistemas de arquivos; Windows 10 (versões de 32 e de 64 bits) e ambiente Linux (SUSE SLES 15 SP2) e IBM z/OS;
Arquiteturas de software: arquitetura em camadas, arquitetura MVC, arquitetura orientada a serviços; arquitetura monolítica, arquitetura microsserviço, micro front end, Nuvem pública e privada, métricas e estimativas de software, análise por pontos de função: conceitos básicos e aplicações; Estratégias de migração de aplicações para o ambiente de nuvem, Governança, Computação Serverless, Segurança Compartilhada;
Gerência de configuração: Conceitos e práticas; Uso de ferramentas de gerência de configuração; Controle de defeitos: conceitos e práticas;
Portais corporativos: Arquitetura da informação, portlets e RSS; Ferramentas de Gestão de Conteúdos; Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico;
Qualidade de software: CMMI/MPS-BR: conceitos básicos e objetivos; disciplinas e formas de representação; níveis de capacidade e maturidade.
Conceitos de Arquitetura de Referência: arquitetura de solução para o desenvolvedor básico. 15 – Gestão e governança de TI: ITIL v.4; COBIT 2019.
Conhecimentos e Comportamentos Digitais (5 questões)
Mindset de crescimento, Paradigma da abundância;
Intraempreendedorismo;
Design Thinking, Design de Serviço;
Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM;
Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica;
Ciência de dados;
Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes;
Pensamento computacional;
Análise de Negócios;
Liderança, autoliderança e liderança de equipes;
Autodesenvolvimento;
Experiência do consumidor (Customer experience);
Inteligência emocional;
Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS).
Objetivos-chaves para resultados (OKR);
Gestão do tempo e produtividade;
Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância;
Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning).
3. O que vai cair nas provas de nível superior? 👩🏽‍💻
CONHECIMENTOS BÁSICOS
Língua Portuguesa (10 questões)
Compreensão e interpretação de textos;
Argumentação e persuasão;
Comunicação assertiva: linguagem simples, concisa e objetiva;
Organização textual;
Coesão e coerência;
Tipologia textual;
Ortografia oficial;
Acentuação gráfica;
Emprego do sinal indicativo de crase;
Sintaxe da oração e do período;
Pontuação;
Concordância nominal e verbal;
Regência nominal e verbal;
Significação das palavras;
Colocação do pronome átono;
Redação oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto, na internet);
Novo Acordo Ortográfico.
Língua Inglesa (5 questões)
Conhecimento de vocabulário fundamental e de aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos.
Conhecimentos e comportamentos digitais (5 questões)
Mindset de crescimento, Paradigma da abundância;
Intraempreendedorismo;
3 – Design Thinking, Design de Serviço;
Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM;
Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica;
Ciência de dados;
Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes;
Pensamento computacional;
Análise de Negócios;
Liderança, autoliderança e liderança de equipes;
Autodesenvolvimento;
Experiência do consumidor (Customer experience);
Inteligência emocional;
Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS);
Objetivos-chaves para resultados (OKR);
Gestão do tempo e produtividade;
Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância;
Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning).
Comportamentos éticos e compliance (5 questões)
Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, Resolução CVM 50/2021;
Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual;
Atitudes éticas, respeito, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética, Conduta e integridade (disponível no sítio da CAIXA na internet);
Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021;
Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência);
Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações;
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações;
Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e DECRETO Nº 11.129, DE 11 DE JULHO DE 2022;
Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CAIXA na internet);
Boas práticas de governança corporativa.
Noções de Probabilidade e Estatística (5 questões)
Conceitos gerais: variável, tipos de variáveis, população, amostra, frequências: absoluta e relativa, frequências acumuladas, representações em gráficos e tabelas (linhas, colunas, setores e histogramas);
Medidas de tendência central (em dados brutos ou agrupados em classes): média aritmética, média geométrica, média ponderada, moda e mediana;
Medidas de Posição: quartis e percentis;
Medidas de dispersão (em dados brutos ou agrupados em classes): amplitude, variância, desvio padrão e coeficiente de variação;
Probabilidade: experimento aleatório, espaço amostral, evento; espaços equiprováveis; probabilidade de Laplace; função de probabilidade; espaços não equiprováveis; Teorema do produto; probabilidade condicional e independência; distribuição binomial;
Correlação linear simples;
Inferência estatística: estimação pontual, métodos de estimação, propriedades dos estimadores, suficiência; Estimação intervalar: intervalos de confiança, intervalos de credibilidade; Testes de hipóteses; Análise de variância.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Saúde e Segurança no Trabalho (40 questões)
A Segurança e a Saúde no Trabalho nos diplomas legais vigentes no país;
Lei no 6.514 de 22 de dezembro de 1977, capítulo V – da Segurança e da Medicina do Trabalho;
Portaria no 3.214 de 8 de junho de 1978 do Ministério do Trabalho e Emprego e suas alterações posteriores;
Ênfase nas seguintes NRs: NR1, NR2, NR3, NR4, NR5, NR6, NR7, NR8, NR9, NR15 (anexos 1, 11, 13, 13A e 14), NR17 com foco na ergonomia no setor bancário (principais conceitos e abordagens da ergonomia), Conforto ambiental, Antropometria, Biomecânica, Estudo de postos de trabalho, Noções de atividade física e mental do trabalho, Elaboração de laudo ergonômico, NR18, NR23, NR24, NR26 e NR28;
Regime Geral da Previdência Social: Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991;
O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) através das Instruções Normativas pertinentes;
Investigação e análise dos acidentes de trabalho;
Conceito de acidentes de trabalho;
Medidas técnicas e administrativas de prevenção;
Métodos de investigação de acidentes;
Comunicação e registro de acidentes;
Custos dos acidentes de trabalho;
Taxas de Frequência e Gravidade dos acidentes de trabalho;
Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho;
Prevenção e controle de riscos de acidente de trabalho;
Conceitos sobre perigo e risco;
Sistemas de prevenção e combate a incêndios (sistemas fixos e móveis), Propriedades físico-químicas do fogo, O incêndio e suas causas, Classes de incêndio, Métodos de extinção, Agentes e aparelhos extintores, Brigadas de incêndio, Planos de emergência e auxílio mútuo;
Primeiros socorros;
Órgãos e instituições relacionados à segurança e à saúde do trabalhador, siglas e atribuições.
Doenças relacionadas ao trabalho;
Instrumentos e técnicas aplicadas na medição dos riscos ambientais.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – MÉDICO DO TRABALHO
Conhecimentos Médicos Gerais (10 questões)
Bioestatística;
Epidemiologia, estudos epidemiológicos;
Promoção da saúde e prevenção de doenças;
Doenças cardiovasculares mais prevalentes;
Doenças infecciosas mais prevalentes e as de notificação compulsória;
Doenças do sistema digestório e órgãos acessórios mais prevalentes;
Agravos oftalmológicos mais prevalentes; distúrbios de acomodação e refração, discromatopsias, doenças infecciosas oculares;
Agravos otorrinolaringológicos mais prevalentes; perda auditiva; doenças infecciosas do ouvido externo, médio e interno;
Neoplasias mais frequentes na população geral;
Alergias e doenças do sistema imunológico;
Doenças mais prevalentes dos rins e trato geniturinário;
Doenças endocrinológicas mais prevalentes;
Distúrbios e agravos do sistema locomotor;
Doenças neurológicas mais prevalentes;
Transtornos da saúde mental (doenças psiquiátricas, distúrbios psiquiátricos do humor e transtornos de personalidade, distúrbios neuróticos);
Distúrbios nutricionais; obesidade, intolerância à glicose, dislipidemias;
Doenças dermatológicas (infecciosas e não infecciosas) mais frequentes;
Doenças hematológicas mais prevalentes;
Doenças hereditárias e noções de genética;
Medicina baseada em evidências.
Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador (15 questões)
Epidemiologia em saúde do trabalhador;
Noções de fisiologia do trabalho;
Doenças relacionadas ao trabalho causadas por agentes químicos, físicos e biológicos;
Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho; diagnóstico diferencial das não relacionadas com o trabalho (reumatológicas, crônico-degenerativas, neurológicas);
Psicopatologia do trabalho (sofrimento psíquico, abuso de álcool e drogas, Síndrome de Burnout, assédio moral);
Agentes físicos e riscos à saúde;
Agentes químicos e riscos à saúde; noções de toxicologia;
Agentes biológicos e riscos à saúde;
Ergonomia: conceitos e princípios; carga de trabalho; organização do trabalho; trabalho sob pressão temporal; novas tecnologias, automação e riscos à saúde; análise ergonômica do posto de trabalho;
Agravos relacionados com a saúde no trabalho noturno e em turnos; noções de cronobiologia;
Acidentes do trabalho: definições e prevenção;
Avaliação e controle de riscos ligados ao ambiente de trabalho;
Acompanhamento médico de portadores de doenças crônicas não transmissíveis no trabalho;
Avaliação de incapacidade laborativa e processos de reabilitação profissional;
Compatibilidade entre a deficiência física e a natureza das atividades a serem exercidas;
Saneamento Ambiental;
Segurança do trabalho;
Organização de serviços de saúde do trabalhador;
Instituições públicas que atuam na área de segurança e saúde do trabalhador: competências e ações;
Perícias em Medicina do Trabalho;
Metodologia de pesquisa.
Legislação Específica (10 questões)
Legislação relacionada à saúde e à segurança do trabalho, incluindo legislação acidentária e normas internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT);
Legislação brasileira vigente na esfera do trabalho, da saúde e da previdência social referente à atenção à saúde do trabalhador e os padrões clínicos, laboratoriais e limites de exposição adotados por agências estrangeiras e internacionais como a OSHA, NIOSH, ACGIH, EPA, entre outros critérios de avaliação de exposição a agentes químicos, físicos, biológicos e ergonômicos perigosos para a saúde. Código Civil e CLT com foco na saúde do trabalhador;
Normas Regulamentadoras aprovadas pela Portaria do Ministério do Trabalho nº 3.214/1978 (NR4, NR5, NR6, NR7, NR9, NR15 e NR17);
Normas que regem o Perfil Previdenciário Profissiográfico (PPP), através das Instruções Normativas pertinentes e atuais;
Normas técnicas do INSS, com ênfase em LER/DORT;
Decreto nº 3.048/1999;
Resoluções e pareceres das CFM/CRM pertinentes ao exercício da Medicina do Trabalho;
Decreto nº 3.298/1999 (portadores de necessidades especiais e sua inclusão no processo de trabalho);
Decreto 6042/2007 (NTEP, FAP), SAT, RAT, CNAE;
Previdência Social: funcionamento, legislação e conduta médico-pericial;
Conhecimento do Código de Ética Médica, pareceres e resoluções do CRM/CFM no que tange a interface com o exercício da medicina do trabalho e auditoria médica;
Noções sobre a tabela da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – RENAME.
Auditoria Médica e Plano de Saúde (5 questões)
Noções sobre o mercado de plano de saúde;
Modelos de plano de saúde e suas diferenças básicas;
Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), conhecimento da legislação que rege o seu exercício através de normatizações internas pertinentes;
Lei nº 9.656/1999: noções legais que regulamentam os planos de saúde;
Conhecimento de tabelas de procedimentos médicos, diárias e taxas, assim como de material e medicamentos especiais (BRASÍNDICE e SIMPRO);
Entendimento do papel da UNIDAS e entidades semelhantes na gestão dos planos de saúde;
Noções de técnicas de negociações entre tomadores e prestadores de serviço de saúde;
Noções de gestão de Plano de Saúde e de auditoria médica com foco nos modelos existentes (analítico, operacional, administrativo, técnico, entre outros);
Farmacoeconomia;
Gestão em saúde;
Incorporação de novas tecnologias em saúde;
ANVISA e suas interfaces com os planos de saúde;
SUS e sua relação com os planos de saúde;
Judicialização no Sistema Público e Privado de Saúde;
Resoluções Normativas da ANS (RN 310, 262, 264, 265, 259, 211, 261, 192, 240, 251, 239).
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