• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Onde tem áreas verdes em Salvador? Confira 6 locais para aproveitar a natureza na cidade


O g1 lista vários pontos da cidade para ajudar quem quer fazer um passeio ao ar livre na capital baiana. Parque São Bartolomeu
Elói Corrêa
Que Salvador tem inúmeros lugares para passear, todo mundo sabe. São muitos os cartões postais e construções históricas espalhados pela cidade. Mas quando surge a vontade de se conectar com a natureza, você sabe para onde ir? Diversa, a capital baiana também tem opções de passeios em meio à natureza.
📱 NOTÍCIAS: Faça parte do canal do g1 Bahia no WhatsApp
Salvador tem 90 milhões de metros quadrados (m²) de áreas verdes, o equivalente a quase 13 mil campos de futebol, conforme dados da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).
O número equivale a cerca de 30 m² de áreas verdes por habitante, de acordo com cálculos do Programa Cidades Sustentáveis.
Se você quiser aproveitar essa natureza presente na capital baiana, confira a lista que o g1 preparou de seis locais com área verde e com entrada gratuita para visitar em Salvador:
🌳 Parque de Pituaçu
Parque Metropolitano de Pituaçu é um dos locais de áreas verdes mais tradicionais de Salvador
Foto: Manu Dias/GOVBA
Criado há 50 anos, o Parque Metropolitano de Pituaçu é um dos locais de áreas verdes mais tradicionais de Salvador. São 392 hectares de área remanescente de Mata Atlântica, o equivalente a 549 campos de futebol. Um dos seus principais atrativos é a lagoa, que fica no centro do parque e surgiu artificialmente em 1906, com a construção da barragem do Rio Pituaçu, que abastecia Salvador.
Há ainda uma ciclovia de 15 km de extensão, pista de cooper e esculturas do acervo do artista plástico Mário Cravo. O parque está localizado entre a orla de Pituaçu (Av. Otávio Mangabeira) e as avenidas Jorge Amado e Paralela, em frente ao Centro Administrativo. O local funciona diariamente, das 7h às 17h.
🚲 O que fazer por lá?
De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), responsável pela administração do parque, as principais atrações do local são a ciclovia de 15km, a trilha sensorial (experiência imersiva e educativa para conhecer as espécies de plantas e árvores nativas), quadras poliesportivas e parques infantis. O Inema não informou se no parque existe a opção de aluguel de bicicletas ou outros serviços de lazer. O espaço dispõe de sanitários, quiosques e áreas para descanso.
🍔 Onde comer e beber?
No local existem bebedouros com água gelada. O g1 perguntou ao Inema se há locais de alimentação no parque, mas não obteve retorno.
🚗 Como chegar?
O acesso principal ao parque fica na orla de Salvador, na Avenida Otávio Mangabeira. Há pontos de ônibus perto da entrada nos dois sentidos da via.
LEIA TAMBÉM
#MeuLugarFavorito: Lázaro Ramos escolhe Ponta do Humaitá como local preferido em Salvador
🌳 Parque da Cidade
Parque da Cidade de Salvador
Jefferson Peixoto/Secom
O nome oficial é Parque Joventino Silva, em homenagem ao antigo dono das terras que deram origem ao bairro da Pituba. No entanto, é conhecido mesmo como o Parque da Cidade. Fundado em 1975, de acordo com o Observatório de Bairros Salvador (observaSSA), o Parque da Cidade fica entre os bairros da Santa Cruz e Itaigara. O equipamento funciona, inclusive, como uma importante via de deslocamento entre moradores dessas localidades.
Revitalizado em 2016, o espaço tem anfiteatro, que recebe programações artísticas e culturais, como shows e peças. Há ainda pista de ciclismo e corrida, além de árvores nativas da Mata Atlântica, como Oiti, Ipê e Pau-Brasil. O horário de funcionamento do parque é de terça a sábado, das 5h às 22h, e domingos e feriados, das 5h às 19h.
🚲 O que fazer por lá?
Atividades físicas ao ar livre, como caminhada, corrida e ciclismo. O parque também é uma opção para fazer piqueniques com a criançada. Frequentemente ocorrem apresentações culturais, feiras e exposições. Só nesse ano, a programação no local já contou com shows de Jau, Olodum e Tomate.
🍔 Onde comer e beber?
No parque tem vendedores ambulantes que comercializam bebidas e opções de comida.
🚗 Como chegar?
É possível acessar o local pelo BRT, através da estação Parque da Cidade, que fica na frente da entrada principal, localizada na Avenida Antônio Carlos Magalhães. Lá também tem um ponto de ônibus e uma passarela que dá acesso ao BRT e ao Shopping Paseo, onde tem outro ponto de ônibus e uma estação de aluguel de bicicletas do programa Bike Salvador.
🌳 Jardim Botânico
Jardim Botânico de Salvador
Divulgação
Muita gente mora em Salvador, mas não sabe que a cidade tem um Jardim Botânico de 160 mil m² de área verde. Localizado no bairro de São Marcos, na Avenida São Rafael, o espaço funciona não só para turismo, mas também para a realização de pesquisas, manutenção e conservação ambiental.
O Jardim Botânico tem cerca de 61 mil espécies vegetais, não só da Mata Atlântica, mas também do Cerrado e Caatinga. Mudas de espécies nativas frutíferas, utilizadas na culinária e para fins medicinais, estão em exposição e disponíveis para entrega aos visitantes. Entre elas, a do Cajueiro, Aroeira, Pitanga e Urucum. Há ainda uma trilha de 795 metros. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
🚲 O que fazer por lá?
O local é ideal para fazer uma verdadeira conexão com a natureza, que é o centro das atenções do espaço. Além disso, é possível apreciar obras de arte do artista plástico Bel Borba; fazer a trilha (lembre-se de levar sapato fechado); e conhecer os locais onde são realizadas pesquisas científicas, como o setor de programas e pesquisas, laboratórios, setor de coleções vivas, setor de acervo científico e herbário. Quando for embora, lembre-se de levar uma muda que está disponível para doação, assim você pode também plantar e contribuir para que Salvador tenha ainda mais áreas verdes.
🍔 Onde comer e beber?
No Jardim Botânico não tem bares e restaurantes. Por isso, você precisa levar sua alimentação e bebida.
🚗 Como chegar?
Usando transporte público, a única opção de chegar no Jardim Botânico é através de ônibus. É possível desembarcar em pontos localizados na Avenida São Rafael, Rua São Marcos e Avenida Maria Lúcia.
🌳 Parque São Bartolomeu
Reinaugura São Bartolomeu Bahia 01
Elói Corrêa
O parque conta com cinco cachoeiras (Oxum, Oxumaré, Nanã, Campo e Sete Quedas), quatro campos (Barragens, Corinthians, Redumo e Viação), três praças (Oxum, Esporte de Pirajá e Esporte Rio Sena) e um Centro de Cultura e Cidadania. Esses são os principais atrativos do Parque São Bartolomeu, localizado no Subúrbio de Salvador e tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac-BA).
Durante o século XIX, o local foi palco de grandes acontecimentos da historiografia baiana ligados às lutas pela independência e rebeliões de pessoas escravizadas. É um espaço considerado sagrado por integrantes de comunidades de religiões de matriz africana.
🚲 O que fazer por lá?
No Parque São Bartolomeu, é possível fazer atividades como trilha guiada, rapel, yoga e até arco e flecha. Quem promove essas atividades são voluntários ou guias que atuam na região, como o Instituto Trilha das Flores, Favela Vertical, Perifa Yoga e a Escola de Arquearia Zeferina. De acordo com esses movimentos, apesar do parque ter cinco cachoeiras, nem todas são próprias para banho. Responsável pelo parque, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) foi questionada sobre qual cachoeira é própria para banho, mas não respondeu até o fechamento.
🍔 Onde comer e beber?
Nos dias de maior fluxo de pessoas, o parque costuma ter vendedores ambulantes que vendem água e comida. Mas se não quiser arriscar, é bom levar seu lanche.
🚗 Como chegar?
A entrada principal do espaço é pelo bairro de Pirajá, na Rua São Bartolomeu, próximo à Avenida Afrânio Peixoto, mais conhecida como Suburbana. É lá que fica o ponto de ônibus mais próximo, a cerca de 500 metros da entrada do parque.
🌳 Parque Pedra de Xangô
Parque da Pedra de Xangô é inaugurado nesta quarta-feira
Ludmila Gavazza
Assim como o parque São Bartolomeu, a Pedra de Xangô é símbolo sagrado tombada em maio de 2017 como patrimônio cultural do município. Localizado na Avenida Assis Valente, em Cajazeiras X, e inaugurado em 2022, trata-se do primeiro parque do Brasil com nome de orixá.
Além da Pedra de Xangô, que tem 8 metros de altura e, aproximadamente, 30 metros de diâmetro, o local tem um lago artificial, memorial, auditório e cantina. O parque está inserido num Área de Proteção Ambiental (APA) e está envolvido por uma vegetação remanescente de Mata Atlântica. Seu funcionamento é 24h, mas o administrativo é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
🚲 O que fazer por lá?
A Pedra de Xangô tem importância religiosa e histórica, já que o local foi um quilombo. Segundo a tradição oral, o espaço servia como passagem e esconderijo de quilombolas perseguidos. Por isso, o parque é muito utilizado por membros de religiões de matriz africana e indígena. Além disso, quem vai até o local pode aprender sobre o Candomblé e explorar a religiosidade da cidade.
🍔 Onde comer e beber?
Na Pedra de Xangô não tem bares e restaurantes. Se você for visitar, lembre se levar bebida e comida.
🚗 Como chegar?
Usando transporte público, a única opção para chegar é através de ônibus e a única linha que passa no local é a 1704 – Term. Águas Claras x Cajazeiras 11/H. Municipal/Boca Mata. Em Águas Claras, é possível fazer integração com o metrô.
🌳 Jardim Zoológico
Zoológico de Salvador, no bairro de Ondina
Zoológico de Salvador
Com uma área verde de aproximadamente 250 mil m², o Jardim Zoobotânico de Salvador também é um refúgio verde em meio a área urbana da cidade. As árvores são nativas da Mata Atlântica e podem ser apreciadas pelo visitante durante os 3 mil metros de pista de passeio do parque.
Além disso, o Zoo tem 1,4 mil animais divididos em 142 espécies (56 espécies de aves, 45 espécies de mamíferos e 31 espécies de répteis), sendo 88% brasileiras e 28% ameaçadas de extinção em seu ambiente natural. O local é aberto de terça a domingo (inclusive feriados), das 9h às 17h.
🚲 O que fazer por lá?
Além de apreciar toda a área verde e a beleza dos animais que existem no zoológico, uma das atrações do espaço é o museu, que possui duas galerias com representações de todos os biomas do Brasil, além de informações sobre insetos, aves, mamíferos e répteis. O zoológico também oferece alguns formatos específicos de passeios, que contempla públicos diferentes. Entre os exemplos estão o “Aprendendo no Zoo”, em que escolas visitam o parque; “Zoo Noturno”, para o público observar os comportamentos peculiares dos animais com hábitos noturnos; e o “Zoo Especial”, que atende instituições que trabalham com pessoas com deficiência. Essas visitas devem ser agendadas pelo e-mail [email protected].
🍔 Onde comer e beber?
Existem ambulantes que comercializam água, refrigerante e salgados. Para quem preferir, é permitido levar alimentos e fazer um piquenique no espaço. Só não esqueça de recolher os resíduos e de que é proibido compartilhar comida com os animais.
🚗 Como chegar?
A entrada principal do zoológico é na Travessa Alto de Ondina e o ponto de ônibus mais próximo fica a cerca de um quilômetro de distância, na Avenida Milton Santos, em frente a portaria principal da Universidade Federal da Bahia (Ufba). De lá, é preciso entrar na rua Ladeira do Jardim Zoológico e caminhar em direção a entrada do parque.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1