• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Escola Municipal na Zona Norte de SP é furtada pela 5ª vez em duas semanas e aulas são suspensas

escola-municipal-na-zona-norte-de-sp-e-furtada-pela-5a-vez-em-duas-semanas-e-aulas-sao-suspensas


Crime ocorreu na madrugada de terça (12). Funcionários encontraram vidros estilhaçados, fiação e disjuntores arrancados. Escola tem 450 alunos, com idades entre 4 e 5 anos. Emei Ana Neri é furtada na Zona Norte de SP
Reprodução/TV Globo
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ana Neri, no Parque Novo Mundo, na Zona Norte da capital, foi invadida e furtada pela quinta vez em duas semanas.
Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
O último crime ocorreu na madrugada de terça-feira (12). Funcionários encontraram vidros estilhaçados, fiação e disjuntores arrancados.
De acordo com a Secretaria da Educação da capital, um homem pulou o muro da escola, quebrou o vidro lateral e entrou no refeitório, onde furtou quatro torneiras e quebrou uma pia. Na cozinha, o ladrão ainda pegou duas panelas e utensílios.
Ladrão invade Emei Ana Neri, na Zona Norte de SP
Reprodução/TV Globo
A escola tem 450 alunos, com idades entre 4 e 5 anos. Devido ao furto, eles ficarão sem aula e sem alimento, já que muitos dependem da merenda para ter a refeição diária.
O secretário municipal da Educação, Fernando Padula, repudiou a depredação e garantiu que as providências serão tomadas.
“A Guarda Civil vai fazer uma intensificação aqui com o seu patrulhamento. Fizeram a perícia para poder identificar o bandido que fez esse vandalismo e pedi apoio do judiciário para se chegar no criminoso. 65% de crianças no CadÚnico , portanto, pobreza e extrema pobreza que vão ter que ficar em casa. Então, é isso que esse bandido está provocanco, uma ruptura na vida dessas crianças e é inaceitável”.
Secretário ainda afirmou que as aulas retornam na segunda-feira (18), e que câmeras serão instaladas por todo o muro a partir desta sexta-feira (15), já que a Emei faz parte do programa Smart Sampa.
Um levantamento feito pelos produtores da TV Globo André Graça, Fernanda Santos e Hermínio Bernardo mostra que só este ano foram registrados 10 casos de furtos e vandalismo em escolas. No ano passado, foram quatro.
Dos casos deste ano, 60% foram na Zona Norte e metade deles, na Escola Municipal de Educação Infantil Ana Neri.
CEI do Jardim Guanabara
O Centro de Educação Infantil (CEI) do Jardim Guanabara, Zona Sul da capital paulista, também tem sido alvo constante de criminosos, o que faz com que os pais não consigam deixar as crianças na unidade quando os crimes ocorrem. Só em fevereiro deste ano, o local foi furtado quatro vezes.
O secretário Fernando Padula também disse que haverá a instalação de câmeras no local, mas não informou a partir de quando.
Faixa colocada na frente de creche no Jardim Guanabara por conta de furtos constantes
Reprodução/TV Globo
Imagens enviadas à TV Globo mostram o quadro de energia da creche destruído pelos ladrões, além de janelas quebradas. O principal alvo é a fiação elétrica.
Agda Barros é mãe de uma das crianças que estuda no CEI e afirma que este ano já foram mais de cinco chamados de furto, prejudicando os alunos.
“Não tem água, não tem luz. A água é por conta da bomba e, quando arrancam a fiação, prejudica. Acabam levando condutor de gás e a cozinha não funciona. É questão de segurança. O que a gente quer é segurança. Não sei se um vigia noturno, mas alguma coisa tem que ser feita porque não tem segurança à noite e câmera o pessoal arranca”, afirmou em entrevista ao Bom Dia São Paulo.
“No carnaval, que foi um período longo, quando voltou a abrir a creche não tinha água, luz, internet. E a gente tem que remanejar as crianças, reprogramar a nossa rotina porque não tem aula. Tem que apelar para a família. Normalmente, em 24 horas consegue restabelecer, mas é toda uma logística. Você se programar para deixar o filho e não acontece por excesso de furto”, ressalta.
Quadro de energia destruído por ladrões em creche de SP
Reprodução/TV Globo
Uma faixa foi colocada na entrada da creche alertando sobre os furtos: “Estão ocorrendo vários furtos em nosso CEI, que vem afetando o atendimento às nossas crianças e comunidade. Pedimos a colaboração de todos e qualquer movimentação estranha ligue para 153 ou 190. O CEI Jd. Guanabara agradece”, diz a mensagem.
“A comunidade está sempre tentando, mas é um trabalho de formiguinha. Precisamos do poder público para questão da segurança. Alguma coisa tem que ser feita para a segurança. A creche não tenho o que reclamar. O que queremos é mais segurança”, ressalta Agda.
Dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) apontam que no 85º Distrito Policial, responsável pela área onde está a creche, foram 159 furtos em janeiro deste ano. No ano passado foram 179 furtos no mesmo mês.
Em nota, a SSP disse que investiga os furtos ocorridos neste mês para recuperar os itens levados e identificar e prender os responsáveis e que, na área da 6ª Delegacia Seccional, em janeiro, os roubos em geral apresentaram queda de 18% por cento, comparado ao mesmo período do ano passado.
Janelas quebradas em creche da Zona Sul de SP
Reprodução/TV Globo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1