• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

5 jogos para aprender sobre finanças

Jogos sempre foram ferramentas eficientes de ensino e aprendizado. Se pararmos para pensar nos esportes, onde vencer o próprio jogo é o objetivo da sua prática, várias coisas já são ensinadas ali: trabalho em equipe, habilidades motoras, tomada de decisão, além dos benefícios para a saúde física e mental, como é sabido.

Porém, quando o jogo é utilizado para instruir algo, como as finanças, aumenta ainda mais seu potencial educador.

"Monopoly" é um exemplo de jogo para aprender sobre finanças

Jogos de tabuleiro de estratégia sobre o mercado imobiliário são ótimas opções para aprender sobre finanças – Foto: iStock/Divulgação/its Teens

Essa é uma prática milenar que tem muita história: Tangram, xadrez, sudoku, damas, mahjong, gamão e vários outros jogos foram criados ao longo do tempo como diversão, mas também usados para a educação.

Sendo assim, a parte financeira também é um tema de diversos jogos que tornam-se cada vez mais populares entre jovens que querem aprender mais sobre o tema.

5 jogos para aprender sobre finanças

1. Banco Imobiliário

Vamos começar pelo clássico, pois este é um sucesso no Brasil, sobretudo nos anos 80, 90 e 2000. Porém, pouca gente sabe que o jogo mesmo é de 1935, nos Estados Unidos, chamado como “Monopoly” (monopólio, em tradução literal).

Neste clássico, todos os jogadores têm de adquirir suas propriedades e administrar o dinheiro que recebem no início. É um jogo de caminho cíclico, ou seja, o trajeto não tem fim.

Com isso, o objetivo do “Banco Imobiliário” é ser o único a não falir, ou seja, você adquire propriedades ao longo da partida, sempre tenta fugir dos aluguéis, das cartas de revés e também da cadeia.

As últimas atualizações vieram até com máquina de cartão no lugar de dinheiro físico. Chique e eficiente no ensino.

2. Jogo da Vida

Também um clássico, o “Jogo da Vida” foi criado no fim do século 19 e se espalhou para o mundo, chegando ao Brasil mais de 100 anos depois, mais exatamente na década de 1980. Seu objetivo era simular como funcionava a vida adulta, permitindo que as crianças pudessem brincar tomando as decisões dos mais velhos.

Porém, por ser criado lá atrás, o jogo passa por constantes mudanças e adaptações, já que o mundo está cada vez mais diferente.

Os carros são peões e têm lugares para você e sua família, a qual é construída ao longo do jogo. Cada quadrado é uma função ou tarefa que pode gerar custos ou lucros ao jogador.

Desta forma, nesse gerenciamento o objetivo é chegar ao final do caminho sendo o mais rico (somando dinheiro e bens), não o mais rápido.

3. Renda Passiva

Diferente dos anteriores, esse jogo não é um clássico, mas, como os já citados, é um jogo de tabuleiro. Criado por Gustavo Cerbasi, escritor e consultor brasileiro bem conhecido, o “Renda Passiva” tem como principal objetivo conseguir fazer com que seus investimentos gerem o máximo de dinheiro possível.

Assim como os anteriores, há gastos e rendimentos, mas neste jogo há planilhas que devem ser preenchidas para que a contabilidade no fim esteja toda correta.

Como neste jogo as finanças são o grande objeto, há a possibilidade de empréstimos (que cobram juros), gastos, ganhos, dívidas, compra de ações e de imóveis, além de venda de seus ativos. Jogaço.

4. Bate-bola Financeiro

O único jogo eletrônico da nossa lista vem em clima de Copa do Mundo, afinal, nada mais animador que juntar a paixão nacional: o futebol.

A Visa, patrocinadora da FIFA, criou um jogo de futebol em que as movimentações se dão a partir de quiz sobre finanças em geral. O “Bate-bola Financeiro” pode ser jogado online pelo navegador ou baixando o aplicativo.

5. Administrando o Seu Dinheiro

Outra personalidade dos investimentos é Roberto Justus, que também emprestou seu rosto para este jogo de tabuleiro. É um jogo com a dinâmica semelhante ao do “Banco Imobiliário”, porém com ações no lugar das propriedades.

Feito para crianças e adolescentes a partir de nove anos, “Administrando o Seu Dinheiro” é para até quatro pessoas, tem notas de dinheiro e uma roleta para definir se as ações compradas estão em baixa ou em alta.

Tem sociedade, venda e compra de ações e situações de sorte ou azar que deixam tudo mais emocionante. Estes outros itens levam ao ensino de habilidades como negociação, inteligência lógica, matemática, administração e, claro, o mercado financeiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1