• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Programa ‘Monitora Milho SC’ cria aplicativo para auxiliar produtores

Com a crescente taxa de cigarrinha-do-milho, a Epagri disponibilizou o Aplicativo ‘Monitora Milho SC’, que está disponível para Android e pode ser baixado gratuitamente. O objetivo é acompanhar a praga para planejar estratégias de combate.

A cigarrinha-do-milho pode ser responsável por perdas de até 100% nas lavouras

A ferramenta dá acesso a um mapa de Santa Catarina com os pontos onde são realizados os monitoramentos. Nessa área, é possível observar o nível populacional da cigarrinha-do-milho em diferentes regiões catarinenses.

O aplicativo permite acessar uma tabela com informações sobre os municípios, com recomendações de manejo baseadas nos valores apresentados em cada local.

A ferramenta traz a evolução da infectividade das amostras, com informações atualizadas sobre as lavouras monitoradas em diferentes municípios catarinenses.

As informações geradas pelo Programa Monitora Milho SC ajudam agricultores e técnicos a tomar decisões sobre o manejo e verificar a eficiência das estratégias adotadas.

Nas propriedades, a Epagri orienta sobre medidas de controle, como escolha de variedades de milho tolerantes aos enfezamentos, uso de sementes tratadas e redução da janela de semeadura.

Como surgiu o programa ‘Monitora Milho SC’?

No início de 2021 foi criado o Comitê de Ação Contra a Cigarrinha-do-milho e Complexo de Enfezamentos, reunindo membros das seguintes instituições: Epagri, Udesc, Cidasc, Ocesc, Fetaesc, Faesc, CropLife Brasil e Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.

Esse comitê implantou o Programa Monitora Milho SC, com o objetivo de acompanhar as populações e a infectividade da cigarrinha-do-milho no Estado, por meio de pontos de monitoramento instalados em lavouras catarinenses.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1