• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Testes rápidos serão usados para detectar a dengue

Logo Agência Brasil

A medida foi anunciada nessa terça-feira (12) pelo Ministério da Saúde. Isso acontece devido ao surto da doença no país, de quase 1,6 milhão casos prováveis e de 450 mortes.

O ministério emitiu uma nota técnica orientando estados e municípios sobre a utilização dos testes rápidos e também já iniciou a compra para a distribuição. 

Notícias relacionadas:

  • São Paulo anuncia ações de reforço no combate à dengue.
  • Militares da Marinha passam a auxiliar combate à dengue no DF.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério, Ethel Maciel, explicou que os exames serão usados para diagnóstico e fechamento dos casos de dengue.

A coordenadora-geral de Laboratórios de Saúde Pública, Marília Santini, destacou os benefícios do teste rápido recomendado pelo ministério.

Se o teste rápido der negativo, não significa que a pessoa não tenha a doença. Então, é preciso manter os cuidados de hidratação. 

Já em relação a casos graves e óbitos, o teste rápido não é recomendado, e sim os exames de laboratório. Só assim é possível saber qual sorotipo ou se existe alguma nova variante do vírus.

O Brasil também pode ter a comercialização de autotestes para dengue. 

O Ministério da Saúde está em contato com a Anvisa. 

No momento há uma discussão técnica sobre informações de componentes de bula e outras que o usuário precisa saber. 

Enquanto o autoteste é realizado pelo próprio paciente, o teste rápido é feito por um profissional de saúde. 

Saúde Brasília São Paulo anuncia ações de reforço no combate à dengue Militares da Marinha passam a auxiliar combate à dengue no DF 13/03/2024 – 16:11 Leila Santos / Liliane Farias Renato Ribeiro – repórter da Rádio Nacional Dengue quarta-feira, 13 Março, 2024 – 16:11 2:31

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1